sábado, novembro 08, 2008

Estou... Furiosa!

Nem queria acreditar quando abri a minha capa branca hoje!
Fui levá-la a impermeabilizar à 5 à Sec há uma semana e quando a trouxe, olhei para ela, aparentemente tudo em condições, fiquei toda contente com a minha capa nova impermeabilizada. No dia em que a deixei lá até pensei "se há um azar e eles estragam uma peça de roupa é muito mau, mas se a peça tiver sido feita por nós, não há dinheiro no mundo que cubra o prejuízo, o tempo, o trabalho..." Como à vista estava tudo bem, arrumei-a no roupeiro e foi aí que esteve até hoje.

Hoje, abro-a em cima da cama, à luz do dia, para mostrar a uma amiga minha e ia caindo para o lado. O forro, o meu precioso forro, aquele tecido lindo que era perfeitamente liso, um dos pormenores de requinte da peça, está TODO MARCADO com fios arrepelados, como quando se prende um alfinete no tecido e se puxa e faz uma estria!
Estupidamente nunca me lembrei de verificar o forro! Era a última coisa que ia pensar que ia ter problemas... (Vê-se logo que não costumo ir a lavandarias) Do mal o menos, é uma parte que fica escondida ao usar, mas que dói, dói. Tanto cuidado que eu tive enquanto costurei, o forro estava impecável quando a terminei, nem a passar a ferro com o meu ferro barato aconteceu nada, e foi preciso ir à lavandaria para acontecer isto. Onde é que está o profissionalismo?

Apesar de já se ter passado o prazo de 48 horas para reclamar, claro que agarrei em mim e na capa e fui à lavandaria. O gerente não estava. A empregada foi educada mas não soube dizer o que é que poderia ter causado aquilo. Ainda por cima aquela luz por cima do balcão parece que disfarça os defeitos... acho que ela não viu toda a dimensão do problema. O meu suspeito óbvio é o ferro de passar, bastaria ter uma marca que seja no metal para arrepelar fios num tecido tão delicado como aquele. A empregada mostrou-me que o ferro deles tem uma protecção branca com furinhos o que supostamente evita essas coisas.

Resultado: não atou nem desatou. Ela não sabe o que foi, eu não consigo provar que foi ali (claro que insisti nesse ponto, como se eu me desse ao trabalho de lá ir chatear-me se não tivesse a certeza que foi lá) e já passou o prazo "oficial" de reclamar por isso nem sei se posso pedir o livro de reclamações... De qualquer modo, vou lá novamente para falar com o gerente e vou levar uma amostra do forro e pedir para passar a ferro para tirar as teimas. Agora tudo vai depender da atitude do gerente... Eu não quero "condenar" a marca mas gostava de saber que eles se preocupam.

Por isso, para já, fica aqui o desabafo e o alerta. Estou a contar os factos como aconteceram. E faço também uma consulta de opinião. Costumam usar a lavandaria? Alguma de vós já teve uma experiência semelhante? O que é que fizeram? O que é que eu faço???

Aqui ficam algumas fotos, não sei se conseguem perceber (foram tiradas com luz artificial, de dia vê-se bastante melhor):



8 Comments:

Blogger Ana Carina said...

Bem...

Nem sei o que dizer...e quanse que sei qual é esse sentimento porque há pouco tempo passei por uma situação desse género mas não foi com uma peça feita por mim.

Outra coisa que pode ser...os cabides de ferro de péssima qualidade que eles usam! Parece tal e qual entre tirar peças e não tirar, pendurar o casaco ou não...
etc...

Sinceramente tenho sempre receio de levar as peças à lavandaria, mas é um mal necessário. Uma vez levei um fato lilás (uma cor delicada) e que tinha algumas nódoas e usaram um pó branco em spray para tirar...mas ficou mancahdo...noutra vez passaram-me umas calças clássicas de linho e tiraram-me por completo o vinco das calças...entre outras histórias!

Reclama! E no livro vermelho! Estás no teu pleno direito, inclusivé de pedires uma indeminização (mais que não seja um vale para uma limpeza a seco grátis! O que for, mas reclama!

Beijinhos

8/11/08 20:02  
Blogger Ana's Closet said...

É um escândalo, sem dúvida! Compreendo-te perfeitamente. Eu teria ficado pior que estragada!
Uma capa tão bem feita, com tanta dedicação e depois acontece isso.

Quanto a reclamar... se o prazo era de dois dias e já passou, legalmente esse direito caducou e não o podes invocar.
No entanto, estamos a lidar com pessoas, não nos podemos esquecer disso. Como tal, tenta falar com o gerente e apelar ao valor que a peça tem para ti, e o quão doloroso é ver uma coisa feita por nós ser estragada... e tu teres pago!

Quanto ao livro de reclamações... (ainda nao dei direito comercial, por isso é complicado esclarecer-te) mas penso que podes invocar má prestação de serviço, independentemente do prazo já ter passado (podes inclusivé não mencionar isso!).

Boa sorte!

9/11/08 00:56  
Blogger MirianArtes said...

Olá!
Vê-se sim senhora, e são muitos, ou o ferro tinha alguma coisinha nele grudado ou realmente foi alfinete, e o pior de tudo é que não ficou só uma vez, mas sim continuadamente puxados os fios!
Imagino como se sente!
Bom domingo

9/11/08 07:32  
Blogger Catarina said...

Realmente é uma chatice. Uma peça em que dedicaste o teu tempo ficar assim.

Mas reclama.

Trabalho na area do comércio e sei que tudo o que se escrever no livro vermelho, eles são obrigados a enviar para a ASAE.

bjs.

9/11/08 09:41  
Blogger isolada. by design said...

Oh, Celina. I'm so sorry for what has happened to your gorgeous cape. I would feel exactly the same. It doesn't matter that it can be worn and the damage won't be seen. You know it's there and someone else was responsible for it.

You have received good advice here. I, too, would go back to speak to the manager and insist on payment for the damage. A professional, honest person would want to make amends however possible.

I would also ask for an explanation of what exactly caused the pulls in the lining. It's completely absurd that this happened at all. It shouldn't have, period. And there are no excuses.

Good luck to you. Continue with your incredible knitting and sewing. XO...Ana

9/11/08 12:45  
Blogger Corteygrif said...

Ola Celina
realmente è muito triste e doi mais quando sao peças com um valor sentimental.
Quanto à 5 À SEC,a primeira vez que là fui foi a ultima,levei 2 calças com mancha de gordura,paguei antes,quando fui buscalas,estava là a gordura,so me dei conta em casa,fui à loja,disseram que usaram todos os produtos e nao o conseguiram tirar,mas nao foram honestos em dizer me que a nòdoa là estava,quando as leventei,disseram me que nao me podiam fazer a devoluçao do dinheiro pq gastaram produtos para tentarem limpar as calças,nuca mais là pus os pès.Contnuei a ir a lavandarias mas a essas antigas que ninguèm dà por elas,e sempre fiquei com a minha roupa em condiçoes.
Espero que o gerente seja consciente do pessimo serviço
boa semana
bjs
ROSA

9/11/08 17:01  
Blogger Miriam Fabiano said...

Oh, horror!!!! Meu Deus, é inacreditável que uma lavanderia dessa rede tenha deixado isso acontecer. Um erro tão primário... Até parece que sua linda capa foi usada por anos a fio, surrada, maltratada... O forro tão lindo assim estragado... é uma pena.
Custo a acreditar que foi usada a capa protetora no ferro de passar, mas ainda assim se usaram, então deixaram de verificar se havia farpas no cabide onde a capa ficou guardada antes de lhe ser remetida. Não sei se essa filial usa os mesmos cabides que as outras, mas já me foi apresentada uma jaqueta com forro de cetim danificado como na sua capa, e o motivo foi o cabide de plástico com pontinhas imperceptíveis. Mas o cetim é delicado e essas pontinhas o danificaram. Como mandei para a lavanderia justamente porque estava em viagem e não queria usar o serviço do hotel, não pude reclamar, pois só percebi o estrago já em casa. Mas acredito que não haveria muito o que fazer, a não ser um reembolso do valor da peça, o que não é o seu caso, uma vez que sua peça não tem preço.
Espero que nunca mais aconteça esse tipo de coisa com suas peças, é difícil ver um trabalho tão caprichado assim estragado antes mesmo do uso.

10/11/08 22:46  
Blogger Tany said...

Pois entendo-te tão bem! Se acontecesse numa peça comprada já era muito mau... Numa peça feita por nós é avassalador! Já tive alguns problemas em lavandarias (Por acaso da mesma marca), creio que sempre por falta de cuidado de uma das empregadas. Não tenho a certeza como decorre o processo de impermeabilização ou se também mandaste limpar a capa... Se a mandaste limpar pode ser que tenham posto a capa num daqueles tambores grandes, virada do avesso. Nesse processo o forro poderia ficar danificado até a roçar noutras peças. Já me aconteceu o mesmo só a usar um colar por baixo de um blaser.
Independentemente disto tudo, que dói bastante dói... É algo que nós fizemos com dedicação e que queremos imaculado para sempre.
Beijinhos

11/11/08 00:41  

Enviar um comentário

<< Home