quinta-feira, setembro 11, 2008

Bolero Debbie Bliss / Shrug Debbie Bliss


Este fio, numa cor que eu adorei, foi comprado o Verão passado para fazer um top que tricotei praticamente todo mas não cheguei a terminar porque não estava a gostar do resultado final. Como aquele projecto não atava nem desatava e eu entretanto comecei a imaginar o fio neste projecto... acabei por desmanchar o projecto velho, que serviu para fazer as mangas do novo. E assim matei dois coelhos duma cajadada, livrei-me de um projecto empancado e fiz um novo!

This yarn, in a colour that I simply loved, was bought last summer to knit a work that I never finished because I didn’t like of how it turned out. It reached to an impasse and, meanwhile, I started seeing the yarn in this pattern… so I undid the old project which yarn I used for knitting the sleeves of this shrug. And so I killed two birds with a stone, I get rid of a stuck project and I knitted a new one!


O modelo é da Debbie Bliss e era a capa da colecção Cathay e sinto um carinho especial por ele porque foi dos primeiros modelos que me lembro de ver quando comecei a descobrir o fascinante mundo do tricô na Internet (estava em 2005...) Lembro-me daquela sensação “Ah, isto podia ter saído de uma loja e eu consigo fazer!”
E fiz... para isso ajudou encontrar a receita disponível aqui ;)
Usei cerca de 6 novelos de fio Âncora Criativa 100% algodão 50g/125m (na cor 143) e agulhas 3,5 mm (3 mm para o canelado).

Pattern was featured on Debbie Bliss’ Cathay collection and it has a special meaning to me because it was one of the first models I remember seeing when I started discovering the fascinating world of knitting on Internet (it was 2005...). I remember of the feeling “Oh, this could be in a store and I can do it!”
And I did it… it was useful finding the free pattern available
here ;)
I used a Portuguese yarn 100% cotton 50g/125m and 3,5mm needles (3mm for the rib).



Um conselho para quando reutilizarem um fio que já foi tricotado... Ele vai ter mais ou menos este aspecto:
An advice when you're using a yarn that was already knitted... It’ll look like this:

Se usarem o fio assim (mesmo que o enrolem num novelo) vão obter um trabalho com malhas irregulares, uma vez que o fio está deformado (no ponto de meia liso isso nota-se muito bem). À medida que desmancham, façam uma meada com o fio (como na foto) e em seguida mergulhem em água até ficar completamente ensopado. Depois espremam ligeiramente, sem torcer, e pendurem até secar por completo (o peso da água ajuda a esticar o fio). É o que basta para obter um fio liso de novo e para o novo trabalho apresentar malhas regulares e um aspecto uniforme.
P.S. - Obrigada por todas as mensagens de parabéns!

If you use the yarn like this (even if you turn it into a ball) you’ll get a knit with irregular stitches, because the yarn is deformed (in stockinette stitch this is quite noticeable). So, as you are frogging the piece, make a hank and then dip it into water until is completely soaked. Then press slightly and hang it up until is completely dry (the weight of the water helps stretching yarn). You’ll get a smooth yarn again and you can use it, you’ll obtain a knit with regular stitches and a uniform appearance.

Etiquetas:

22 Comments:

Blogger Paty said...

eu adorei o bolerinho! ficou lindo demais!

11/9/08 03:24  
Blogger Mimosa said...

Your shrug is lovely ! And it fits you perfectly !

11/9/08 11:50  
Blogger Chuana said...

A cor é mesmo linda! Também adorei!
Os boleros dão sempre jeito, e esse fica-te muito bem!

Bjs
Chuana

11/9/08 14:44  
Blogger Ricardo said...

Colega,
já me estou a habituar a ter notícias suas só através do blog... Vejo que está a por em dia todos os projectos... A esperança de ter os cachecois para este Inverno renasceu...
Perdoe-me a pergunta, mas... Para quando um decreto-lei que PURIBA as colegas estarem ausentes e sem dar notícias???
Beijo grande

11/9/08 22:59  
Blogger Chuana said...

De nada! Huum ora deixa cá ver, sabes aquela praça que tem uma loja de brinquedos e uma discoteca? Fica por uma dessas ruas, talvez na mais à esquerda (???), mas penso que não está aberta à noite, só de dia é que a descobres lá dentro de uma espécie de centro comercial.

Acho que não sei explicar lá muito bem mas se fores com atenção naquela zona penso que a encontras.

Bjs
Chuana

11/9/08 23:25  
Blogger Ana Carina said...

Está LINDO!

Adoro a cor e o modelo, aliás, eu adoro boleros!

Está mesmo bonito e fica-te muito bem.

Quanto tempo mais ou menos demoraste a fazê-lo?

ahh...mais outra coisa nova que aprendi...mergulhar o fio usado para que ele volte a ficar esticado!

12/9/08 17:04  
Blogger Celina said...

Ana Carina: devo ter demorado 12 dias, mais ou menos (não dias seguidos, mas o nº de dias em que tricotava qualquer coisa) mais um dia ou dois para coser e acabar. Comecei-o a meio de Agosto, quando fui de férias, mas entretanto quando voltei peguei no vestido vermelho e só retomei o bolero no final de Agosto.
Se gostas, recomendo!
Beijinhos

13/9/08 13:03  
Blogger Ana's Closet said...

Adorei o bolero! E tinhas razão, ficou tão perfeitinho que parece acabado de sair de uma loja!
Tens mesmo muito jeito!
Às vezes há que abandonar projectos que não são viáveis... a mim também já me aconteceu...

Beijinhos

13/9/08 18:59  
Blogger Danila T e C said...

Celina, essa ideia para esticar fios desmanchados é fantastica!
sem falar que seu bolerinho ficou uma graça. gostaria de fazer um p mim, mas estou cheia de projetos na fila...
beijao

14/9/08 14:25  
Blogger Miriam Fabiano said...

Ficou muito bonito o bolero, Celina, e te caiu como uma luva! Adoro seus trabalhos, não é segredo - o segredo é que eu queria copiar tudinho...
Beijinhos

14/9/08 17:16  
Blogger Tricô e Mais Tricô said...

Celina o trabalho ficou perfeito. Lindo o bolero. E valeu a dica do fio.
Beijos

15/9/08 02:09  
Blogger isolada. by design said...

I was excited to find your blog by way of "Involving the Senses." I can read the Portuguese (and can speak, but sadly can't write it) and follow with the English if needed to be sure I understood correctly. I sew more then knit (if I can call myself a knitter as I've done nothing but scarves), but absolutely love all the creative hand work I've seen via the internet, specifically blogging. The red knit dress was spectacular and this bolero perfectly lovely on you!

15/9/08 14:21  
Blogger Tany said...

Ficou lindíssimo Celina! Finalmente começo a voltar a ter vontade de tricotar... Já estou a trabalhar num casaquinho para o Inverno!

Beijinhos!

15/9/08 23:10  
Anonymous Anónimo said...

Celina,

o bolero ficou muito bom, parece mesmo saido de uma loja ;)
Obrigada pela dica do fio.

bjs

Mónica

16/9/08 10:15  
Blogger Ana Carina said...

Eu adorava aventurar-me neste bolero, mas estive a ver as instruções...se fosse croché eu até chegava lá, agora de tricot, aqueles termos técnicos e abreviaturas...

...bem...se eu me decidir, é claro que vou pedir-te umas explicações detalhadas de como começar e de montar o bolero!

Mas adoro-o!

Beijinhos

16/9/08 17:54  
Blogger Chuana said...

Deixei um prémio lá no blog.

bjs
Chuana

17/9/08 13:08  
Anonymous Anónimo said...

Para você que navega
neste nosso mundo

Mundo virtual...

Onde os banquinhos da praça são cadeiras na frente de um computador...

Sem importância???

Horas e horas sentados olhando uma telinha...

Aprendendo...

Sofrendo...

Rindo de histórias nunca imaginadas antes...

Sentindo dentro do coração o coração de outro alguém que nem mesmo se sabe bem quem é...

Um alguém super importante...

Alguém que se importa com a gente...

Que torce pra que tudo dê certo...

Alguém que a gente espera que surja de repente, do nada, e que faz o coração bater forte quando se escuta o toc... toc...

Da sua chegada como se uma porta se abrisse...

Um cantinho que a gente torce para que dure muito tempo...

Um lugar onde não existem promessas de amor, de amizade para sempre...

Não! a realidade é diferente, as pessoas mudam, a familia modifica, alguns se ausentarão...

Mas sempre teremos em nossas lembranças, momentos únicos, que passamos em frente a um computador...

Inesquecíveis...

Sem fronteiras...

Sem barreiras...

Onde você é muito importante...

Uma ótima semana!!!!

17/9/08 20:09  
Anonymous Anónimo said...

Shrug Debbie Bliss by you looks GREAT!

17/9/08 20:30  
Blogger Renata S. P. said...

Amei esse bolero! Ficou realmente lindo!

É minha primeira visita ao te blog e estou encantada com teus trabalhos. Parabéns.

Desde já deixo um convite para conheceres o meu.

Grande beijo!

22/9/08 17:25  
Blogger Renata S. P. said...

Celina,

Voltei pra agradecer a visita, e podes ter certeza que estarei sempre acompanhando seu blog =D

Te coloquei na minha lista de blogs favoritos também.

Grande Beijo!

23/9/08 00:57  
Blogger cardos said...

O Bolero está muito giro. Eu sou fã dos modelos da Debbie Bliss para bebé, mas esse modelo para adulto está também muito bem.
Mais uma excelente dica, essa de reutilizar a lã.

26/9/08 14:48  
Blogger Bonecas da Filó said...

Lindo casaquinho,parabêns.

26/9/08 18:54  

Enviar um comentário

<< Home