sábado, julho 12, 2008

Ribbed Baby Jacket

Inspirada pela Sandra, que tricotou um lindo em azul. Este é para oferecer a uma menina que irá nascer no fim do mês. Em pleno Verão, não queria usar lã, mas procurava um fio que fosse equivalente ao da receita. Na loja sugeriram que usasse um fio da Rosários 4 que é feito de... milho! A tensão é exactamente igual à do fio da receita original, o que me facilitou a tarefa.

Inspiration came from Sandra, who knitted a beautiful one in blue. This one is for a girl who will be born this month. I didn’t want to use wool but I was looking for a yarn similar to the original pattern. In my yarnshop they suggested me a yarn called Pop Corn from the Portuguese brand Rosários 4 made of... corn fibre! The gauge for this yarn is exactly the same of the original yarn, which have turned things easier for me.

Receita: Disponível em Prima
Tamanho: 0-3 meses
Fio: 2 novelos de Rosários 4 Pop Corn (100% fibra de milho) 50g/110m em lilás (cor 23)
Agulhas: 5 mm e 4 ½ mm

Pattern: Available at Prima
Size: 0-3 months
Yarn: 2 balls of Rosários 4 Pop Corn (100% corn fibre) 50g/110m in lilac (shade 23)
Needles: 5 mm and 4 ½ mm


Um modelo tão simples quanto elegante, muito fácil e rápido de tricotar. Segui a sugestão da Sandra e acrescentei 2 botões. É mesmo muito simples, recomendo a todas as que procurem uma prenda bonita e rápida.

A simple and elegant pattern, very easy and quick of knitting. I’ve copied Sandra’s suggestion and I added 2 buttons. It is really easy, I recommend to all that are looking for a nice and quick gift for a baby.


Sobre o fio / About the yarn

As fibras naturais estão mesmo na moda e a Rosários 4 tem-se mostrado pioneira. Este fio é muito interessante e constitui um bom substituto da lã, é grosso e tem uma textura fofa, mais suave do que o algodão. O fio é constituído por vários filamentos, à semelhança do fio de bambu, mas é menos acetinado do que este.

Natural fibres are definitely a trend and this Portuguese brand "Rosários 4" is one of the most innovative. This yarn is very interesting and it is also a good substitute for wool, it is spongy, smoother than cotton and its thread is made of several filaments, as bamboo yarn, but not so satin-like as this one.


Uma nota importante: apesar do que diz a etiqueta... NÃO PASSEM ESTE FIO A FERRO! Nem à temperatura mínima recomendada! Descobri isto da pior maneira ao ir passar a peça final (com o ferro no mínimo) e obter literalmente um efeito “pipoca” (“popcorn”) , com as fibras a derreterem e a partirem... Além do aspecto e toque ressequido, aquela parte do trabalho ficou mesmo comprometida, com as fibras fragilizadas. Felizmente que dei logo pelo sucedido e foi numa parte da peça (frente esquerda) que me permitiu desmanchar apenas essa parte e refazer com fio novo.

An important note: DO NOT IRON THIS YARN! despite what instructions say. Not even at very low temperature! I discovered that by the worst way when I was going to iron the work (at very low temperature) and I’ve got a real “popcorn” effect with fibres melting and breaking… Fortunately, I realized what was going on and it was in a part of the work that allowed me to remake only that part.

O local afectado, com as fibras ressequidas / The ironed part and withered fibres


O fio atingido após desmanchar / The ironed yarn after undo the affected part

Após o mal feito há que resolver... e refazer / After a disaster you must try to solve it... remaking


Considerações:
1) Apesar do que diz a etiqueta, testar sempre na amostra!
2) Apesar da eventual semelhança com outros fios (ex.: algodão é uma fibra vegetal também) cada fio é um fio – desconfiar sempre dos fios novos e ainda desconhecidos!
3) Manter esta desconfiança é saudável e pode poupar horas de trabalho!

Considerations:
1) Despite what instructions say, test always in the swatch!
2) Although similarities between yarns (cotton is a vegetal fibre too...) each yarn is different – always be suspicious from new and still unknown yarns!
3) Keep this doubt is healthy and can save you lots of work!


Apressei-me a enviar um email para a Rosários 4 a dar conta do sucedido (imaginam a minha indignação!) e a resposta foi imediata e atenciosa. Ao que parece os testes iniciais mostraram que se podia passar a ferro, no entanto outras consumidoras também já os haviam alertado para situações semelhantes; nos próximos lotes a informação das etiquetas será corrigida.
Posso dizer que fiquei bastante satisfeita com a forma como a minha reclamação foi tratada pela empresa.
Aqui fica o alerta para outras tricotadeiras, bem como todo o respeito que a marca me merece. Apesar deste percalço, estou bastante satisfeita com este fio e recomendo-o vivamente como uma boa alternativa à lã, para a roupinha de bebé de Verão. Apenas lembrem-se de não passar a ferro! ;)

Além disso, descobri que esta é precisamente a cor que procurava para tricotar uma boina para mim de uma Marie Claire Idées antiga...

I’ve sent an email to the brand relating the succeeded and the answer was immediate and very kind. The initial tests showed that iron could be used but meanwhile other consumers also complained about the same problem. I can say that I was very satisfied with the manner the company treated my complaint. Here stays the alert for other knitters and all the respect I have for the brand. In spite of that annoyance, I'm very satisfied with this yarn and I strongly recommend it as a nice alternative to wool for summer baby clothes. Just remember do not iron! ;)

Besides, I discovered that this shade is what I was looking for to knit a beret from an old Marie Claire Idées issue for myself...

Etiquetas: ,

27 Comments:

Blogger Rafaela Hübner said...

Adorei a linha, achei cm um conceito super legal
E o casaquinho!
Divino...!
Nunca tricotei coisinhas para bebê... será que esse é um bom projeto inicial?

Beijos!

12/7/08 22:43  
Blogger Ana Carina said...

uffa!!! Valeu para o susto!
Imagino como ficaste, depois de teres feito a peça, veres o teu trabalho ficar danificado...

Bem, mas felizmente que teve solução! e o casaquinho está uma ternura! Lindo e mimoso!

Obrigado também pelos teus conselhos e fizeste muito bem em "reclamar"!

Beijinhos

12/7/08 22:47  
Anonymous Anónimo said...

Oi Celina!Saudades!Voce demora para aparecer,mas quando chega..."voilá"!Quanto estilo nesse modelo infantil...que gola bem feita!Uma cor perfeita tambem...quanto aos percalços(ainda bem que foram minimos),é sempre bom poder apreciar os seus trabalhos(oba, mais uma boina?)já estou a aguardar os proximos "capitulos" do seus trabalhos caprichados...tudo de bom pra voce! Beijocas e até mais!Tânia.

13/7/08 01:50  
Blogger Irene Sarranheira said...

Adorei seu blog,amo tudo que é para bebes,parabéns esta tudo muitoo lindo,bjinhos Irene Sarranheira,tbm sou de Mafra;)

13/7/08 14:18  
Blogger Celina said...

Rafa Hübner: Bem-vinda ao meu blogue. Esse é um bom projecto inicial, o ponto é simples, é pequeno e rápido e permite treinar aumentos e diminuições (nas mangas). Melhor ainda se já sabe montar malhas e tricotar jersey direito, pegar malhas para fazer gola... Não há como experimentar e logo ver.

Ana Carina: Obrigada pelos elogios e pelo apoio. Também acho que devemos reclamar quando estamos no nosso direito e o fazemos como deve ser.

Tânia: É sempre um prazer ler os seus comentários. Obrigada pela visita.

Irene: Já tinha percebido que tinha uma visitante de Mafra (aparecia no contador de visitantes), agora já sei que é você! Seja muito bem-vinda! Bjs

13/7/08 23:08  
Blogger Ana's Closet said...

Mas que casaquinho mais fofo!
É realmente frustrante quando acabamos um trabalho e logo nos acontece algo desse género. A mim já me aconteceu um tecido desbotar todo e ficar sem graça nenhuma =/
Mas o importante é aprender com os erros...

Beijinhos

13/7/08 23:59  
Blogger Tany said...

Que lindo, Celina! E ando mesmo desactualizada, não sabia que havia fios de milho! Ainda bem que apesar de tudo, o casaquinho se salvou, pois a mim dava-me um chilique e não ia conseguir tricotar por algum tempo!

Beijinhos e boa semana!

14/7/08 00:08  
Blogger Tricô e Mais Tricô said...

Celina amei demais o casaquinho.
Eu comecei a fazê-lo e achei que ficou mínusculo porque escolhi o menor tamanho, daí na dúvida não segui adiante, mas acho este modelo maravilhoso. Estive vendo no Ravelry estes casaquinhos e sou apaixonada por ele. Também peguei a receita dele no Prima e do bolero infantil. Pretendo fazer um futuramente mas no tamanho maior da receita.
Parabéns pelo trabalho, pela cor que é maravilhosa e por todo o trabalho que vc teve, o resultado final ficou lindo. Beijos

14/7/08 02:54  
Blogger Unknown said...

Que lindo!!!!!
Parabéns.
Feliz o bebê que vai vestir esse primor de casaquinho.
Beijos querida

14/7/08 03:30  
Anonymous Anónimo said...

Oi Celina,

O casaquinho é um amor! Derreti-me toda a vê-lo! Isto de passar a ferro certos fios, é um perigo. Experimenta passar com o ferro no minimo, mas com um pano por cima, pode ser que resulte (isto num pedaço de fio não tricotado, claro!)

Fiquei com pena de não puderes ter ido ao encontro, teria adorado a tua presença. Mas claro, podes sempre ir quando quizeres, só não estará lá é a Xana!

Bjs

Mónica

14/7/08 14:01  
Blogger cardos said...

Olá Celina!
O casaquinho está lindo! Fico muito feliz por te ter inspirado a tricotar esta peça para bebé.
Não é fantástico tricotar para bébés? Eu pessoalmente acho encantador, o resultado é sempre fofinho e faz-se tão rápido, não dá tempo para enjoar da peça (só porque eu sou muito impaciente).
Foste corajosa em ter conseguido desmanchar a peça depois do ferro de engomar ter danificado. Eu não sei se conseguiria, mas bravo, o resultado ficou 5 estrelas!
Ainda bem que partilhaste a tua história, assim já sei com o que contar se algum dia comprar esse fio... MEDO!
Beijinhos

14/7/08 18:14  
Anonymous Anónimo said...

"Espero que tenhas…

… suficiente felicidade
para ser doce

… suficientes provas
para ser forte

… suficientes tristezas
para seguir sendo humano

… suficiente esperança
para ser feliz"

Beijo carinhoso

16/7/08 21:43  
Anonymous Anónimo said...

A very nice baby gift! I am sure it would fit excelent!

17/7/08 16:33  
Blogger Tita Carré said...

Oi,adorei teu blog, visite o meu tb, é sobre tricô, e tb possui receitas de pontos muito interessantes http://agulhaetricot.blogspot.com/
Atenciosamente
Roberta

22/7/08 06:34  
Blogger Miriam Fabiano said...

Meu Deus, Celina! Que coragem a sua, passar a ferro um trabalho recém terminado, e ainda refazer a parte danificada! Eu nunca passei nenhuma peça, mesmo as de algodão, de puro medo.
Eu não sabia que já havia fios de milho. Deve ser maravilhoso. E eu amei essa cor que você escolheu, é tão meiga... Obrigada por partilhar suas experiências. Eu adoro o jeito que você escreve, parece até que estamos juntinhas no sofá de casa, hehehehe...
Beijinhos

22/7/08 22:35  
Blogger Miriam Fabiano said...

Uma flor só para ti...

As flores serão poemas
os poemas serão beijos
e os beijos serão palavras
e as palavras serão poemas.

Poemas que escreverei hoje,
amanhã, ontem e sempre.
Num passado já tarde,
jamais esquecido.

Num futuro igual a hoje
porque hoje há amizade,
porque hoje existe,
e hoje será para sempre

....._.;_'.-._
...{`--..-.'_,}
.{;..\,__...-'/}
.{..'-`.._;..-';
....`'--.._..-'
........,--\\..,-"-.
........`-..\(..'-...\
...............\.;---,/
..........,-""-;\
......../....-'.)..\
........\,---'`...\\
.....................\

25/7/08 01:18  
Blogger Meghan said...

Thanks so much for visiting my blog earlier and for your sweet comments. Your knitting looks lovely--I look forward to seeing what you create next!

Meghan

30/7/08 22:42  
Blogger Unknown said...

olá,querida amiga...
não consegui acessar o site da PRIMA tudo em ingles...não entendo nada...vc poderia me enviar à receita?thera_amaro@hotmail.com
grata por compartilhar e parabens!!!está lindo de ver!!!
thera-so-ham...
NAMASTE!!!

26/8/08 02:23  
Blogger Paty said...

Quanta informaçao interessante! quero este fio agora!!!! lindo o casaquinho... voltarei mais vezes,
beijos
paty
www.parisknit.blogpost.com

27/8/08 05:43  
Blogger vicky said...

Celina,

ue casaco mais lindo, adorei a cor e o modelo, vou tentar tricotar um tb.
Parabens!!!
Beijos
Vicky

27/8/08 21:30  
Anonymous Anónimo said...

Vc pode me enviar areceita deste lindo casaquinho em portugues. Tenho muita dificuldade com o ingles. Desde já agradeço. Grande abraço. Lyai

em.duarte@terra.com.br

28/8/08 00:22  
Anonymous Anónimo said...

Olá Celina,amei este casaquinho,seus trabalhos são lindos,não conhecia esta lã de milho,e a cor é a minha predileta.
Poderia enviar-me a recita? Não entendo inglês e não consegui acessar o site PRIMA,Obrigada e fique com Deus, Cecilia

ceciliamcsilva@gmail.com

28/8/08 01:54  
Anonymous Anónimo said...

Que lindo! Adorei! Quem vestir deverá ser muito feliz.Achei um verdadeiro mimo.Gostaria de fazê-lo,você teria a receita em português? Poderia enviar-me?
Parabéns!Obrigada.Bjks
Fatima de Paula

e-mail fatimatourinho500@yahoo.com.br

3/9/08 17:40  
Anonymous Anónimo said...

Que lindo! Adorei! Quem vestir deverá ser muito feliz.Achei um verdadeiro mimo.Gostaria de fazê-lo,você teria a receita em português? Poderia enviar-me?
Parabéns!Obrigada.Bjks
Fatima de Paula

e-mail fatimatourinho500@yahoo.com.br

3/9/08 17:40  
Blogger surama said...

oi adorei essa blusa mais nao consigo pegar pela prima sera que poderia me mandar a receita em portugues e me dar umas dicas pois nao sei fazer direito faço tudo a olho, nem sei seguir receita direito nao entendo bem, o nenem que eu quero dar tem 2meses obrigado Su.
surama.amin@gmail.com

7/2/09 20:48  
Anonymous Anónimo said...

Adorei a blusa e pretendo fazer para minha filha de 2 anos. Há possíbilidade de eu conseguir a receita em português. Meu email é liaerenosantos@hotmail.com

24/4/09 13:56  
Anonymous Anónimo said...

Olá Celina,

Parabéns seus trabalhos sao lindos.
Será que voce poderia me enviar a receita do casaquinho lilas em portugues, pois nao entendo uma palavra em ingles.rsrsrs.
Meu e-mail elza_domingues2002@yahoo.com.br

Grata,

Elza

24/7/09 02:14  

Enviar um comentário

<< Home