domingo, agosto 24, 2008

Vestido vermelho de malha Burda 07/2001 / Red knit dress BWOF 07/2001



Estou muito satisfeita com este projecto, não só porque consegui finalmente fazer este vestido, mas também porque foi a minha primeira experiência a costurar tecidos de malha, e que se revelou uma agradável surpresa. Isto porque já tinha ouvido mais do que uma pessoa queixar-se dos problemas que estes tecidos dão a coser.
Mas eu gostei tanto deste vestido – foi por causa dele que comprei a revista – que estava decidida a pôr mãos à obra... Depois, há pouco tempo vi a Ana (Ana’s Closet) dizer que as malhas eram óptimas de se trabalhar, e fiquei ainda mais animada.
Quero ainda aqui deixar um agradecimento especial à Tany, que gentilmente me facultou informações muito úteis sobre a confecção de tecidos de malha e jersey, e que foram decisivas para a confecção deste projecto.

I’m very happy with this project, not only because I finally managed to achieve this dress but also because it was my first experience sewing knit fabrics, which was a nice surprise. I had listened more than one person complaining of the problems while sewing that type of fabric. But I loved this dress so much that I was determined to set to work… Then, I read Ana (Ana's Closet) saying that jerseys are great to work with which cheered me up.
I want also to leave a special thanks to
Tany, who so gently sent me very useful information about sewing knit and jersey fabrics, which was decisive to accomplish this project.

O vestido veio nesta revista, e fazia parte da colecção dedicada à viagem daquele mês, a Acapulco (México).
The dress is from this magazine, from the collection inspired by the travel of that month to Acapulco (Mexico).


Modelo: Vestido 119B da Burda 07/2001
Tecido: 2,30 m de tecido de malha com 150 cm largura

Pattern: Dress 119B from BWOF 07/2001
Fabric: 2,30m of knit fabric with 150cm width


No desenho técnico podem ver que este vestido apresenta duas versões, e tem uma linha de cintura peculiar. A saia é muito rodada, quase dois semicírculos, como podem ver em baixo:

The dress is presented in two versions and it has a peculiar waist line. The skirt is very round, almost two semicircles, as you can see below:
Nino apanhado numa pausa do trabalho / Nino caught in a pause

A única alteração que fiz foi não aplicar o fecho lateral, já que depois de alinhavar o vestido, vi que o tecido é suficientemente extensível, dispensando a aplicação do fecho.
Estou particularmente orgulhosa das costuras das orlas do decote e ombro, entreteladas e cosidas com agulha dupla (se bem que ainda não esteja muito certa acerca da distância da entretela à beira):

Only alteration I made was not applying the lateral zipper, because after basting I realized the fabric is extensible enough and the zipper is expendable. I’m particularly proud of the neckline and shoulder edges’ seams, which were interfaced and stitched with twin needle:

Pormenor da agulha dupla/ Detail of the twin needle


Também usei este pesponto duplo na bainha, é muito prático e mantém a elasticidade do tecido.
Nas costuras simples usei um ponto ziguezague muito estreito (largura 1, comprimento 2) e uma agulha própria para jersey (têm a ponta arredondada e por isso não prendem no tecido).

I had used also this double stitch in the hem, it’s very practical and it helps to keep fabric elasticity. On the other seams I used a very narrow zigzag stitch (width 1, length 2) and a special needle for sewing jersey fabrics (those needles had a round point to not grasp the fabric).

Etiquetas:

17 Comments:

Blogger Ana's Closet said...

Ficou lindo!! Adoro o modelo com um corte invulgar na cintura. E fica-te super bem!
As malhas, com as agulhas certas, são muito fáceis de trabalhar (cortar, coser, passar a ferro) e assentam sempre bem, pois moldam-se ao corpo.
Estou certa que este não vai ser o teu último trabalho com malhas!

Beijinhos

25/8/08 02:03  
Blogger Danila T e C said...

PODEROSA!!! seu vestido ficou perfeito!a cor vibrante e modelo sensual com certeza vao atrair muitos olhares! vc vai arrasar corações!! sem falar que é muito telentosa! PARABENS!! BEIJO**

25/8/08 12:54  
Blogger Tany said...

Celina, estou IMPRESSIONADA! O modelo é lindíssimo, a cor espectacular e na confecção não lhe encontro defeitos! Fica-te mesmo bem!! Creio que temos mais uma aficionada da costura aqui, heheheh!
Parabéns por um trabalho PERFEITO!

25/8/08 14:13  
Blogger Chuana said...

Muitos parabéns pelo vestido, está lindo e assenta-te que nem uma luva! Já o disse muitas vezes mas volto a repetir, quem me dera ter jeito para a costura!

Está mesmo magnífico!

Bjs
Chuana :)

25/8/08 18:11  
Blogger Celina said...

Ana: Com certeza que este não vai ser o meu último trabalho com malhas! Foi uma surpresa tão boa que fiquei com vontade de repetir. Quando li algures no teu blogue que era um tecido bom de trabalhar, foi o que faltava para me aventurar!

Danila: Obrigada, o modelo é simples mas é muito elegante e a cor de facto ajuda, acho que é um vestido bem capaz de chamar as atenções... ;)

Tany: Agradeço muito o teu comentário. Sabe muito bem receber elogios, ainda mais de experts na área. Mais uma vez muito obrigada pelas dicas que me enviaste que foram decisivas. Confesso que agora fiquei com o bichinho, por isso acho que temos mais uma aficcionada da costura, sim... :D

Chuana: Obrigada! Em relação ao jeito para a costura... eu recomendo vivamente que experimentes! Tenta com uma peça pequena, como um top, uma coisa simples, o prejuízo não é muito e quem sabe descobres o "jeito" por aí escondido...

Beijinhos a todas!

25/8/08 21:26  
Blogger Laura said...

Está lindíssimo e assenta-te na perfeição! Eu ainda não pude comprar tecido para fazer o vestido da Burda, ifelizmente.

Estou a ver que além de seres uma excelente tricotadeira também tens muito jeito para a costura!

25/8/08 21:39  
Blogger Claudia (Cacau) said...

Olá Celina,
Passei pra fazer uma visita, e me deparei com esse lindo vestido vermelho, adorei.
Bjks
Cacau

26/8/08 15:52  
Blogger Ana Carina said...

Celina...

...Bem...LINDA!!!
Eu também estou impressionada.
Dou-te os Parabéns! Não há nada que eu possa dizer do contra...está tudo muito bem feito!

Acho que agora vais ser tu a dar-me dicas porque está um trabalho muito profissional.

Essa de entretelar as costuras para reforçar (já tinha visto a Tany fazer) é que me deixam assim ...a pensar...mas vejo que fica um trabalho muito melhor.

O modelo assenta-te na perfeição!...estou a ver que os modelos "tipo bailarina" te favorecem e são do teu gosto...

Beijinhos e estou ansiosa de ver o próximo projecto!

26/8/08 18:29  
Blogger Ana Carina said...

(cont...)

Eu não sou "a perita" em malhas, aliás tenho é muito que aprender e essa de entretelar as costuras é uma técnica que já assimilei e vou aplicar num projecto que tenho de inverno.

A minha questão é que eu uso a máquina de costura normal e vejo que muitas costureiras usam a corta-e-cose (overlock) para costurar estes tecidos.

Por exemplo, na minha saia de malha (conjunto top e saia de rede) não há qualquer problema nas costuras vesticais, mas nas costuras horizontais tende a perder um ponto a elasticidade se for usado o ponto direito, por isso usei um zigzag no cós.

Quando me aventurar a sério, também vou pedir muitas explicações a todas vocês, por isso torta-te perita...para depois explicares-me tudinho!

Beijinhos e que vais fazer a seguir?

27/8/08 12:14  
Anonymous Anónimo said...

Super dress! Absolutely georgus. More beautiful than in the magazin. Congratulations!

28/8/08 06:38  
Blogger Glaucia said...

Ficou fantástico como tudo o que fazes, parabéns!
Costurar é mesmo uma delícia.
Beijinho

29/8/08 09:29  
Blogger Sismada said...

Lindo! Perfeitamente feito!
Parabens!
Tb agorei terei olho no teu blog pois adorei-o!
Acredita que meus meninos são muitos vivo em casa dos meus pais e temos 1700 metros cercados para eles...
E muito miminhos

30/8/08 22:10  
Anonymous Anónimo said...

Aqui está uma verdaddeira costureira! O vestido ficou magnífico, os meus parabéns!

Bjs

Mónica

1/9/08 13:14  
Blogger Cinthya Rachel said...

obrigada pela tua visita! AMEI o vestido! prabéns! adoraria saber costurar! volte sempre, um beijo

1/9/08 17:46  
Anonymous Anónimo said...

Oi Celina!UAU!Aonde voce vai, vestida assim,estilo:"poderosa"?!Quando olhei,pensei que fosse uma foto de "entrega de "OSCAR"!Imagine com uma sandalia de salto fino!Muito chique!Um arraso,voce ,o vestido e a costura!Até mais!Bjs:D!Taniayeu.

3/9/08 15:09  
Blogger Nile e Richard said...

Oi amiga.Bom dia.Sensacional.Gostei muto.Bom domingo para voce.bjtos.Nile.

7/9/08 11:20  
Blogger Marca de Água said...

Lindo e original, cai que nem uma luva!

11/10/08 19:33  

Enviar um comentário

<< Home