quarta-feira, outubro 08, 2008

Aquisições / Acquisitions

O Spa Tricot encerrou no final da última semana.
Na véspera do último dia ainda deu para uma última visita a esta loja que vai deixar saudades junto das tricotadeiras exigentes, e para fazer umas compras de despedida...
Não resisti a trazer uns novelos de fio Mohana (Schachenmayr) em branco e verde acinzentado.
Aproveitei também para me despedir da responsável por este projecto pioneiro, a senhora Mafalda, mas foi mais um até breve do que um adeus. Esperamos por notícias suas...

Spa Tricot has closed at the end of last week.
Before last day I managed to do a last visit to this shop that will be missed by demanding knitters, and I had to do some “farewell” shopping…
I couldn’t resist bringing some skeins of Mohana (Schachenmayr) yarn in white and greyish green.


Não sei ainda o que é que vou fazer com este fio, tem 33% mohair e a metragem é 50g/125m, por isso é muito fofinho e é suficientemente grosso para fazer uma camisola com uma certa textura... Em baixo estão alguns exemplos de modelos tricotados com Mohana:

I don't know what I'll knit with this yarn yet, it contains 33% mohair and its length is 125m/50g, so it's very soft and is thick enough to knit a sweater with some texture... Here are some patterns knitted with Mohana yarn:

(Tricot ArteIdeias nº9)

(Tricot ArteIdeias nº8 e Fait Main Tricot Automne 2007)

(Burda Tricot nº3)

E no outro fim-de-semana vieram-me parar às mãos inesperadamente, no mesmo dia, dois retalhos de autênticos tecidos vintage:
- um retalho de tweed castanho que a mãe do meu namorado me ofereceu, veio de uma loja de Mafra onde ela trabalhou há muitos anos, na altura em que a loja vendia os tecidos a metro e fazia roupa por medida, isto há mais de trinta anos. É engraçado pensar que ainda não há muito tempo o usual era mandar-se fazer a roupa e o pronto-a-vestir era um luxo e hoje em dia é precisamente o contrário. Tem pouco mais de um metro, dá para fazer uma saia ou uns calções pelo joelho...
- e um retalho de flanela aos quadrados que fui desencantar no baú da minha mãe e que sobrou de um vestido que ela fez na modista há mais de trinta anos... Com muita pena minha, este retalho não chega a ter meio metro por isso as opções não são muitas, talvez uma mini-saia ou um mini-colete... Não dá para mais, a não ser que encontre um tecido que combine e use os dois.

Last weekend came unexpectedly to my hands in the same day two shreds of genuine vintage fabrics:
- a shred of brown tweed that my boyfriend’s mum gave to me, it came from a shop in Mafra where she’d worked several years ago, when that shop used to sell the fabrics and to make the clothes for their own clients, which was more than thirty years ago. It's funny thinking in that time the usual was making the clothes by measure rather than buy ready-to-wear and nowadays it's the opposite. This fabric has a little more than one metre so I could sew a skirt or a pair of shorts…
- and a shred of flannel with green squares that I found in my mum’s chest, leftover from a dress that she had done at the milliner more than thirty years ago. Unfortunately it has less than 50 cm so my options are not many… maybe a mini-skirt or a mini-vest…


Fui também agraciada com mais um prémio, o "Premio al Esfuerzo Personal" por parte da Ana do Ana's Closet, o que muito me honra. Obrigada! Remeto-o a todas as visitantes deste blogue que com o seu esforço e dedicação conseguem fazer aquilo a que se propõem!

I had also received one more award, the "Personal Effort Award" from Ana of Ana's Closet, which really honours me. Thank you! I refer it to all the visitors of this blog that with their effort and dedication achieve what they intend!


P.S. - A capa está pronta, só me falta tirar as fotos... A camisola do namorado também está quase, depois de alguns "faz e desmancha" ;) Parece que eu sabia que ia dar trabalho, ou então estou só a evitar a "Maldição da Camisola" (eu explico depois)...

P.S. - The cape is done, I just have to take the photos... Boyfriend's sweater is almost done also, after some "do and undo" ;) It seems I just knew it'll be hard to knit, or just I am only avoiding the "Sweater's Curse" (I'll explain it later)...

Etiquetas: , ,

15 Comments:

Blogger isolada. by design said...

Olá! I particularly love the greyish green Mohana and the second model of the three sweaters. I imagine it would look very nice on you from your pictures because of its length and fit. And those vintage fabrics are lovely. How wonderful to be able to sew with precious things of a time and such significance! My mother's girlhood friend from "the old country" was a seamstress, sewing special order for clients. It's nice to see just how connected we are across this world, through the generations and coming something of full circle, too.

Enjoy your delicious yarn and fabrics and happy planning for both! XO...Ana

8/10/08 23:59  
Blogger Tany said...

As lãs são lindas! Depois de vários meses sem vontade, tam´bém comecei de novo no tricô... Tenho sentido uma paixão por torcidos (cables) e estou com vários projectos em curso, incluindo o famoso Capecho da VogueKnitting Inverno 2007-2008 (acho que não me ennganei no ano; é um bolero branco feito com vários exágonos, vem na capa da revista).

Os recidos também são muito bonitos. Com meio metro realmente não tens muita escolha... Um colete daqueles sem costas ou com as costas em forro (estilo masculino!), uma mini saia (também me agrada esta ideia!)...

Tenho a certeza que vais transformar tudo em coisas lindas!

Beijinhos!

9/10/08 08:49  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia Celina!Quanto tempo!(que eu não aparecia e comentava!)Pra cá está fazendo 8graus em plena primavera!Amei suas lãs!Eu finalmente tive contato com uma lã com uma composição(novidade pra mim!)que tem 60%"lã extra fina" e40%angorá",é da Argentina"Aslantrends",novelo com 50gr...estou fazendo um par de luvas sem dedos com ela,mas nunca tinha tocado em fio tão macio...como é gostoso tricotar com ele...só encontrei em uma loja aqui onde moro,e só 3 cores:verde(abacate o escolhido:D)creme e ...preto.Não tenho confiança em comprar pela internet,mas devido a qualidade do produto,talvez acabe investindo em mais projetos nessas cores mesmo...vou aguadar os seus...e a aquela boina que tinha planejado?Já nem lembro a cor do projeto...bom,até mais!BJS!:D!Taniayeu.

9/10/08 13:11  
Blogger Renata S. P. said...

Que fios lindos!!!
Pena que aqui no Brasil não tem esse tipo de coisa...
a blusa da 2° foto eu achei divina!

Beijos!

9/10/08 13:22  
Blogger Ana Carina said...

Olá Celina,

Lindíssima essa lã que parece tão fofinha....

Aproveitaste bem! Agora fico a aguardar os teus projectos feitos com esses novelos.

Adoro o tecido de Xadrez! Tem tons muito bonitos!

Beijinhos

9/10/08 13:57  
Blogger Celina said...

Tany: Fico à espera de ver esse tricô, confesso que já tenho saudades de ver uma peça de tricô feita por ti! Aproveita a inspiração de Outono para pegar nas agulhas, ainda por cima é uma peça muito bonita, estou curiosa para ver como vai ficar. Obrigada pela sugestão para o colete, não me tinha lembrado de fazer as costas noutro tecido...

Tânia: Que bom ter notícias suas! Estou vendo que aí no Brasil está fazendo mais frio na Primavera do que cá em Portugal no Outono! Fico feliz com a sua aquisição, fios desse tipo são tão agradáveis de trabalhar! Quanto à boina, eu tricotei, ou melhor, improvisei com o fio lilás do Ribbed Baby Jacket: a cor é igual à da receita mas o fio é diferente e não gostei muito do resultado, por isso está em stand-by... Mas como eu sou doida por boinas vou ver se tricoto uma outra este Inverno.

Renata e Ana Carina: Obrigada, beijinhos!

9/10/08 14:34  
Blogger Ana's Closet said...

É sempre uma tristeza que nos invade quando vemos uma loja, que era nossa querida, a fechar... e não há nada que possamos fazer!
Quantos às lãs (assunto que não percebo quase nada) parecem fantásticas, super fofinhas e quentes!
Tecidos inesperados, são sempre tão bem vindos! Aponto que já estás cheia de ideias para o que vais fazer com eles!

Beijinhos

10/10/08 20:11  
Blogger cardos said...

É mesmo triste o Spa Tricot ter fechado. Também comprei imensas lãs que ainda não mostrei no blog. Fico à espera de ver o resultado do teu trabalho!
Beijinhos

11/10/08 12:16  
Anonymous Anónimo said...

Não tinha ideia que a loja tinha encerrado, é pena.
Qualquer um dos projectos é excelente e o que decidires fazer vai ficar muito bem.

Bjs

Mónica

11/10/08 14:21  
Anonymous Anónimo said...

Oi Gláucia, tudo bem? Fico maravilhada cada vez que visito o seu blog....Gostaria de pedir algumas receitas, se possível...o Darcy Heartfelt e o Maggie, ambos da kim e o Gillet da Phildar; todos feitos lindamente por você.Já me enviou uma receita algum tempo atrás; ficarei muito grata e feliz,pois, são peças ao meu alcance....A sua costura está bem bonita, mas sou mais o seu tricô, acho mais artístico! Um grande abraço com votos de muito sucesso, Olga Maria. e-mail:biamaravilha@hotmail.com

11/10/08 14:58  
Blogger Laura said...

É uma pena que tenha fechado, eu andava com tanta esperança de ir lá fazer umas comprinhas...

13/10/08 17:29  
Blogger Miriam Fabiano said...

Que sorte a sua, Celina! Tecidos bons e bonitos como esses são um verdadeiro achado.
E eu pensava que era a única maluca que guardava tecidos por vários anos! Eu tenho um corte de 1m de veludo alemão que comprei há mais de 18 anos, quando ainda era uma mocinha e não sabia nada de costura. Minha intenção era mandar fazer um vestido simples sem mangas, mas fiquei com pena de o gastar dessa forma e guardei. Ele viaja comigo para todos os lugares do mundo para onde vou, rsrsrsrs... Também minha mãe tem um corte grande de uma renda guipure que não tivemos coragem de usar para meus vestidos de festa enquanto eu era garota. Penso em pedí-lo de presente, uma vez que sempre me foi destinado... Agora lendo seu post me animei!
beijinhos

17/10/08 20:32  
Blogger Miriam Fabiano said...

Ah! esqueci de dizer que me senti à vontade para levar esse prêmio. Sinto que eu o mereço e pretendo dá-lo a algumas da moças do meu grupo de tricô do Orkut, por seu esforço.
Também acho uma pena o Spa ter fechado as portas. Fios de boa qualidade e bonitos deveriam ser vendidos em todos os lugares, mas quando não o são, damos tanto valor à essas lojas, não?

17/10/08 20:37  
Anonymous Anónimo said...

Olá!

Descobri uma loja de lãs fantástica.
É um Mundo de Lãs e Fios de Tricot, fica em Chaves e são muito simpáticos.
Chama-se "Lãs Sarmento".
Se tiverem oportunidade, passem por lá.
Vale mesmo a pena!

Quando tiver fotos do meu projecto eu envio.

22/10/08 16:08  
Anonymous Anónimo said...

Alguém me sabe dizer porque fechou a Spa Tricot? Não vendia o suficiente?
Rosa

27/10/08 16:16  

Enviar um comentário

<< Home