terça-feira, março 25, 2008

Fetching


Finalmente, as Fetching, que já andavam na minha lista de projectos a fazer desde que as tinha visto na Knitty.
Porquê só agora, uma vez que é um projecto rápido, muito agradável e publicado há quase dois anos? É que eu queria fazer com o fio original recomendado na receita: Debbie Bliss "cashmerino aran". Só quando a comprei há dias na Spa Tricot é que pus finalmente mãos à obra e em poucos dias ficaram prontas. Cor verde-água: 330024.
Esta receita indica agulhas de duas pontas de 4 mm. As mais parecidas que eu tinha eram de 3,5 mm e decidi usá-las depois de ter tricotado uma amostra para confirmar. Depois de prontas vi que ficaram ligeiramente mais pequenas do que as medidas indicadas no original mas ainda assim, servem-me perfeitamente e não estão nada apertadas. Talvez por isso, apenas gastei um novelo para o par, embora tivesse comprado dois por precaução.

Finally, the Fetching mittens, a project that was in my projects-to-do-list since I saw it in Knitty. Why only now, if it's a quick, pleasant and published-almost-two-years-ago project? Because I really want to do it with the original yarn: Debbie Bliss cashmerino aran. Only when I achieve it in Spa Tricot some days ago I knit them and they were done in a few days. Colour green: 330024.
Pattern says 4 mm double-point needles but I used ones with 3,5 mm after I had knitted a swatch to check gauge, since they were the most similar I have.
After they were done, I realize that they were a little bit smaller than the original but they fit me perfectly. Maybe because of that, I used only one skein to knit both although I had bought two by precaution.

Below, the translation of the pattern to Portuguese. The free pattern in English is available in
Knitty.

............................................................................................................................................

E agora, para quem quer fazer este projecto mas não se ajeita com as instruções em inglês, aqui fica a tradução:

“Fetching” de Cheryl Niamath

Tamanho: único

Medidas finais:
Circunferência do punho: 7 polegadas (18,13 cm), sem esticar
Comprimento: 6,25 polegadas (16,20 cm)

Materiais:
-Debbie Bliss cashmerino aran 50g/90m, 1 ou 2 novelos (a autora diz que há quem consiga fazer o par apenas com um novelo, mas aconselha a comprar dois: se não usar o segundo novelo, pode tricotar outro par)
-1 conjunto de agulhas de duas pontas de 4 mm (US 6)
-Anel marcador de voltas
-Agulha de torcidos (uma agulha de duas pontas também serve se utilizar um conjunto de 5 agulhas, já que apenas 4 agulhas serão usadas neste projecto)
-Aprox. 30 cm de fio em cor contrastante

Amostra:
Neste projecto são usadas agulhas mais finas do que as recomendadas para esta lã para obter uma textura mais espessa e aveludada.
Assim, note-se que a amostra usual para este fio é de 18 malhas para 10 cm (com agulhas de 5 mm) e a amostra neste projecto é de 21 m x 30 v = 10 x 10 cm (com agulhas de 4 mm) em ponto de meia.

Notas:
C4B: Passe 2 m para a agulha de torcidos e segure na parte de trás do trabalho, tricote 2m, tricote as 2 m da agulha de torcidos.

C4F: Passe 2 m para a agulha de torcidos e segure na parte da frente do trabalho, tricote 2m, tricote as 2 m da agulha de torcidos.

Canelado 4x1 (Trabalhado em circular sobre um múltiplo de 5 m):
Volta 1: [Tric. em meia 4m, tric. em liga 1m] até ao fim.
Repita esta volta.

Mão Esquerda
Monte 45 m. Divida-as por 3 agulhas: 15 m em cada agulha. Comece a trabalhar em redondo tendo cuidado para não torcer. Após a 1ª volta, coloque um marcador para indicar o início da volta (eu não usei um marcador, para saber onde começavam as voltas eu usei como guia a ponta excedente da montagem das malhas).

Trabalhe 4 v em Canelado 4x1.

Volta de torcidos: [C4B, tric. 1 m em liga] até ao fim.

Trabalhe 5 v em Canelado 4x1.

Trabalhe 1 v de torcidos.

Repita estas 6 v mais uma vez.

Trabalhe 18 v em Canelado 4x1.

Volta seguinte: Usando o fio contrastante, tricote em meia 7 m; passe estas m para a agulha esquerda e tricote-as novamente usando o fio do trabalho; trabalhe em Canelado 4x1 como estabelecido até ao fim.


Trabalhe mais 4 v em Canelado 4x1.

Trabalhe 1 v de torcidos.

Trabalhe mais 4 v em Canelado 4x1.

Remate. [O remate que a autora recomenda é o Picot Bind Off (Remate Picot) e dá indicações sobre como fazê-lo, mas eu não consegui perceber como se fazia e optei por rematar de modo simples. Se alguma de vós souber e preferir fazer de outro modo, está à vontade...]

Polegar
Cuidadosamente remova o fio contrastante e reponha as malhas resultantes em 2 agulhas de 2 pontas; haverá 7 m abaixo da abertura e 6 m acima da mesma. Junte o fio do trabalho e tricote as 7 m na agulha de baixo; usando uma 2ª agulha, apanhe e tricote 2 malhas no intervalo entre a agulha de cima e a de baixo, tricote as 3 primeiras m da agulha de cima; usando uma 3ª agulha, tricote as restantes 3 m da agulha de cima e apanhe e tricote 2 m no intervalo entre esta agulha e a agulha de baixo. Fica com 17 m.

Tricote 4 v. Remate de modo folgado (para não cortar a circulação no polegar ao usar a luva!). Cosa as pontas soltas.

Mão Direita
Trabalhe como para a Mão Esquerda, EXCEPTO nas voltas de Torcidos, que se tricotam assim:
Volta de Torcidos: [C4F, tric. 1 m em liga] até ao fim.

Deste modo, os torcidos em cada mão aparecem torcendo na direcção dos polegares.

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger KetyMarques said...

Olá não posso deixar de te agradeçer pelas receitas maravilhosas que estas postando, e mais ainda pelo fato de estar dividindo com quem não tem como ter acesso a elas, seja por questões financeiras ou então por não se dar bem com outros idiomas.
Muito obrigada, fique com Deus e que Ele te abençõe muito.
Beijinhos

26/3/08 00:53  
Anonymous Anónimo said...

Ficaram lindas, como de resto, tudo o que fazes. Acho óptima a ideia de traduzires para português. Obrigada pelo comentário no tomten. bjs

26/3/08 08:30  
Blogger Tany said...

Impecáveis, Celina! Também estou a meio de umas, mas versão pelo antebraço, em cinza antracite (para oferecer a uma amiga)!

Beijinhos!

26/3/08 09:20  
Anonymous Anónimo said...

Celina!!!Voce não faz ideia do quanto fiquei feliz de olhar o seu blog,hoje, e ver essas luvas....faz tempo que tambem já as tinha visto no site da revista...é muita generosidade sua em partilhar esta receita com as fãs do seu blog!!!Ganhei um presentão!!!!E olha que eu estava curiosa para saber o que faria com aquela bonita lã verde...muito obrigada,que Deus lhe abençoe e até sempre!!!!Um abraço,Tânia.

26/3/08 22:48  
Anonymous Anónimo said...

Mais um trabalho espetacular! adorei o modelo bem como a cor escolhida!

Bjs

Mónia

27/3/08 14:25  
Blogger Rebeca Tisian said...

Oi Celina!
Vi sobre tuas luvas no site da Olivia ...e vim aqui conferir: muito lindas mesmo!!! Adorei teu blog e já esta nos meus favoritos, e legal vc colocar a receita em portugues.
abraços,

22/4/08 01:54  
Blogger A Tecelã said...

Celina, obrigado por compartilhar essa receita conosco, imagine que elas vão ser feitas no Brasil e mandadas para a Alemanha, para a minha nora querida.
Obrigado
Marcia

3/3/09 10:58  

Enviar um comentário

<< Home