Ponto favo de mel ou Entrelac
Eu sou assim, quando ainda não sei muito bem o que vou fazer, compro pouco para ir para casa experimentar a lã e depois logo se vê (isto tem um grande inconveniente, sobretudo em altura de saldos, que é arriscar-me a quando volto à loja para reabastecer já alguém ter levado os novelos que eu precisava…) Desta vez, não foi o que aconteceu. O que aconteceu foi que, quando cheguei a casa e tricotei uma amostra da lã, adorei o efeito e lembrei-me, não sei como, que ela ia ser óptima para fazer finalmente uma certa camisola com um ponto que eu ainda nunca tentara…
Resultado: hoje voltei à loja para reabastecer (felizmente a prateleira ainda tinha bastantes novelos).
Estava de tal modo entusiasmada por experimentar o ponto que comecei logo, ainda antes de ter a lã toda, e o resultado foi este:
A camisola e o ponto em questão vêm na revista Tricot nº 6 da ArteIdeias.
O fio da revista é o Fashion Trend Color, da Gedifra, 50g/ 90m (51% lã, 49% acrílico), em amarelo e em verde.O meu fio é o Baya, da Cheval Blanc, 50g/ 90m (53% lã, 47% acrílico), cor 22.
A composição é muito semelhante, portanto. E a amostra para o modelo e a do meu fio são iguais: 16m x 20v = 10x10 cm, com agulhas 6. Ainda assim, aconteceu-me uma coisa muito curiosa com a amostra. Eu obtive as medidas indicadas com agulhas 5 e foi com elas que comecei, mas no trabalho propriamente dito a medida estava a ficar mais apertada e tive de recomeçar com agulhas 6. Serve isto para dizer que as amostras e as tensões não são coisas infalíveis…
Este ponto, que na revista Tricot chamam de "ponto favo de mel" e na Vogue Knitting é chamado de "entrelac", é muito gratificante porque:
a) afinal de contas não e nada complicado, apesar do tamanho das instruções,
b) resulta muito bem com as várias tonalidades da lã,
c) como é trabalhado em quadrados à vez, quando se acaba uma fila vê-se logo muito trabalho feito.