domingo, outubro 21, 2012

Oportunidade - máquinas de costura!

Atenção às interessadas: a partir desta Quinta-feira (25/10) o Lidl vai ter à venda máquinas de costura e máquinas corta-e-cose (overlock), sendo esta da marca Singer - podem ver mais detalhes aqui. É uma boa oportunidade para quem pretende adquirir uma destas máquinas.
A minha máquina corta-e-cose foi adquirida no Lidl há cerca de 2 anos (ver aqui), é da marca própria deles - Silvercrest - e estou muito satisfeita com ela. Considerei um bom investimento, sobretudo atendendo a que a maioria das máquinas corta-e-cose que pesquisei na altura com estas características custavam entre 3 a 6 vezes mais... A nível de características parecem-me muito semelhantes.
Além das máquinas de costura vão ter à venda também lãs e outros produtos relacionados.
Para quem quiser aproveitar, fica a dica!



6 Comments:

Anonymous gina said...

É curioso como nos últimos dias tenho andado a pesquisar imenso sobre estas máquinas e, de repente, aparece esta oportunidade!

;)

23/10/12 12:41  
Blogger Unknown said...

Olá Celina, vou tomar a liberdade de tratar-te por tu, já que devemos ter quase a mesma idade. Gostei muito do teu blog, dos tricots e dos teus projectos, mas o que me trouxe aqui é a máquina de costura corta e cose do Lidl. Quero comprar uma máquina de costura e estou indecisa numa de 33 pontos ou a de corta e cose em 2ª mão. Diz-me: trabalha bem em jersey e gangas? Tem pontos decorativos ou é só ponto corrido e cc? É fácil trabalhar com ela? Por favor, dá-me o teu parecer assim que possível, pois tenho que me decidir rápido, senão perco pau e bola. Um beijinho e fica bem. Carla Sousa

14/12/12 12:03  
Blogger Celina said...

Olá Carla.
Espero ainda ir a tempo (não consegui responder antes porque estive sem telefone e Internet este fim-de-semana)!!
Relativamente à tua questão, não sei se estou a perceber bem mas estou a perceber que tu queres escolher entre uma máquina de costura normal e uma corta-e-cose, é isso? Quando estás a falar de uma máquina de 33 pontos é duma máquina de costura normal (não duma corta-e-cose), certo? Se é isso, atenção que uma máquina corta-e-cose não é igual nem substitui uma máquina de costura normal!
As máquinas de costura normal fazem ponto corrido (pesponto) e outros tipos, incluindo ziguezague e decorativos, casas de botão, etc. e dependendo dos modelos podem fazer os tais 33 pontos... No fundo é a máquina de costura principal, para coser e pespontar.
As máquinas corta-e-cose não fazem o mesmo! Elas usam-se sobretudo para chulear os valores de costura. Claro que cosem ao mesmo tempo (daí chamarem-se corta-e-cose) mas uma das características é precisamente a lâmina que têm e que corta o tecido excedente enquanto cosem. Ora isto impossibilita uma série de trabalhos em que interessa coser/pespontar no meio das peças ou simplesmente coser sem cortar nada! Outra característica é que as máquinas corta-e-cose usam 3 ou 4 linhas ao mesmo tempo e o tipo de ponto que fazem (chamado overlock) apresenta sempre um tipo de ziguezague.
Para fazer um ponto corrido (pesponto simples) nunca se utiliza uma corta-e-cose mas sim uma máquina normal. Também os pontos decorativos são feitos com a máquina normal.
Resumindo: a máquina de costura normal é a máquina principal e podes tê-la sem ter uma máquina corta-e-cose. Ter uma corta-e-cose sem ter uma máquina de costura normal é muito limitativo. O ideal é ter as duas mas se só podes investir numa, investe primeiro na máquina de costura normal (com 33 pontos ou o que for).
Em relação a coser bem jersey e gangas, isso tem a ver com a qualidade da marca e da máquina, da potência. A minha máquina de costura normal cose muito bem tecidos grossos, gangas, etc. mas é de uma marca que já não se comercializa (RICOH) e não sei qual é a potência ou mesmo indicar uma equivalente no mercado... Jersey em princípio qualquer uma cose, os únicos cuidados a ter para coser jersey é usar um ponto de ziguezague estreito e uma agulha própria para jerseys.
Se tiveres dúvidas ou outras questões por favor indica-me o teu email e eu respondo, inclusive posso enviar-te umas páginas de um livro sobre máquinas de costura que podem esclarecer melhor alguma questão que precises.
Entretanto, se puderes faz alguma pesquisa e tenta perceber quais as diferenças e as características das máquinas... No site da Pixmania consegues ver as principais características de várias máquinas de costura normais e corta-e-cose:

http://www.pixmania.com/maquinas-de-costura/ptpt1_45_444_1708_0_0_0_00_sg.html#aj-s-1708/amount-low=0,amount-min=0,amount-high=10170,amount-max=10170/sortFilter=topsellers-DESC/display-list/

http://www.pixmania.com/pt/pt/search/corta-e-cose#amount-low=0,amount-min=0,amount-high=1399,amount-max=1399/sortFilter=0_0/display-list/

Se tiveres algum problema com os links diz-me.
Espero ter ajudado. Se não fui esclarecedora ou se percebi mal a tua questão, diz-me também. No que puder ajudar terei todo o gosto em esclarecer-te e contribuir para que faças uma boa aquisição!
Fico à espera de notícias tuas.
Beijinhos

17/12/12 01:42  
Blogger Sismada said...

Olá Celina,
espero que esteja tudo bem... a que tempos que estas meninas andam todas desaparecidas incluindo eu ;)
olha só uma perguntinha ... parti as minhas agulhas desta máquina e precisava de por outras mas como sou uma despistada misturei com as outras agulhas das minhas outras máquinas... será que poderias ver qual a referencia e se são de cu (não sei qual outro termo utilisar loool) redondo ao com fenda... é que preciso mesmo e acho que comprei umas que não dão... sei que para as malhas teem de ser de bico redondo mas não estão a dar grrrr... desculpa estar a melgar. um beijinho grande e espero ver aqui novidades em breve ;)

25/3/13 11:06  
Blogger Elisabete Pereira said...

Ola gostaria de saber se podes indicar o melhor tipo de linha para usar na cose e corte. Um beijinho
Elisabete

19/5/13 17:00  
Blogger BIO said...

... bem... adorei a tua resposta à Carla Sousa. Também tinha exatamente a mesma dúvida e fiquei super satisfeita. Uma blogger 5*,

Muitos parabéns, só por isso vou começar a seguir!

22/10/15 13:50  

Enviar um comentário

<< Home