domingo, novembro 17, 2013

Um ano! / One year!

Faz hoje precisamente um ano que publiquei o meu último post! Como o tempo passa! Passou um ano mas não pensem que foi falta de interesse ou de vontade de vir aqui. O que se passou é que nunca o meu tempo foi tão pouco como neste último ano com tanta coisa a acontecer e para fazer. Até deixei por assinalar o 7º aniversário do blogue em Setembro, apesar de não o ter esquecido... Mas cá estou eu a dar notícias para não pensarem que perdi o interesse nos novelos e nas agulhas, pelo contrário!

Um dos principais motivos da minha falta de tempo é a construção da minha casa, que já aqui tinha referido o ano passado, e que continua. Está quase pronta mas no entretanto continuam as idas a fornecedores, pedidos e análises de orçamentos, visitas à obra, etc., o que a par com o meu trabalho a tempo inteiro já me deixava pouco tempo livre…

A juntar a isto, em Fevereiro deste ano surgiu a oportunidade de frequentar um curso pelo qual esperava há quase 2 anos. E pronto. O meu pouco tempo disponível passou a ser mesmo pouco e bem preenchido… Ora e que curso é este? Vocês sabem que, além do tricô, a minha outra grande paixão é a costura…
E o curso é o de Modista de Atelier da Modatex!




Eu estava inscrita há quase 2 anos e só à espera que abrissem uma turma aos Sábados porque a opção pós-laboral durante a semana não me permitia frequentá-lo. E esta foi o primeiro curso que abriu aos Sábados. Uma oportunidade única. Por isso, apesar da casa a construir, do trabalho, e de ser um curso das 9h às 18h todos os Sábados durante mais de um ano e meio, eu não podia dizer que não. Ainda pensei como é que iria conseguir conciliar tudo mas até agora tenho estado a conseguir e só posso dizer que está a valer a pena e que estou a adorar. Tanto como no dia em que comecei.

Para quem quer saber mais, o curso de Modista de Atelier da Modatex é um curso que confere certificado de formação profissional e que se dirige tanto a quem já tem conhecimentos de costura e quer aperfeiçoar-se como a quem não sabe nada e quer começar do início. Posso dizer que tenho colegas que já costuravam de forma profissional e vieram aprender mais e colegas que nunca tinham pegado numa máquina de costura… A ideia é no final estarmos aptas a trabalhar em costura à medida em casa ou em atelier.

O curso é muito completo e extenso, tem 610 horas e está dividido em várias disciplinas:
- Modelagem (saias, calças, blusas, vestidos e casacos)
- Costura (saias, blusas, calças, vestidos e casacos)
- Corte
- Moulage
- Introdução ao Design de Moda
- Materiais Têxteis
- Introdução ao Mercado de Moda

É um dos cursos maiores em pós-laboral da escola mas há também cursos mais pequenos: Costura I e II, Modelagem I e II, etc.
Para quem quer aprender tudo de uma forma integrada eu recomendaria este porque é mesmo o mais completo e as várias disciplinas interligam-se e complementam-se. Por exemplo, se fizesse apenas Costura não tinha Modelagem nem Moulage, se fizesse Costura I (saias, camisas, calças) ou Modelagem I (saias, calças e vestidos) não teria oportunidade de chegar aos vestidos e casacos, etc., mas tudo depende dos objectivos, do empenho e da disponibilidade de cada pessoa. Afinal são 8h todos os Sábados durante mais de um ano e meio... É uma questão de contactarem a escola e verem a oferta disponível e a vossa própria disponibilidade. Mais informações aqui.

Seguem algumas fotos para ficarem com uma ideia.

- Modelagem (desenhar os próprios moldes à medida e fazer variações a partir do molde-base)



- Costura (semi-industrial: coser à máquina sem alinhavos - algo inédito para mim! - apenas com alfinetes e seguindo as marcações de corte...)





- Moulage (trabalho de atelier/alta-costura com as peças modeladas directamente no busto ou no corpo)








- Introdução ao Design de Moda (croquis, ilustração, desenho técnico e ficha técnica)





- Corte (os preceitos do corte, acerto de riscas e xadrez…)




Quanto ao tricô, não se preocupem que continuo a pegar nas agulhas, mas com isto tudo comecei 2 peças este Verão e acabei por não conseguir terminar nenhuma. Nem nas férias consegui, estava esgotada! Mais dois “work in progress” que vão transitar para o próximo ano… Já tenho uma lista considerável. 

Entretanto já chegámos ao Inverno e não resisti a esta lã nova na loja (como se não tivesse lã em casa…) 
Em princípio será para fazer o casaco Eliza. Ainda pensei em pôr-me a inventar um design meu mas neste momento o que eu preciso é de uma receita fácil de seguir, para descontrair quando me estendo ao Sábado à noite a ver televisão e ainda consigo pegar nas agulhas sem adormecer... :)





It has been exactly one year since my last post! Don’t think that I lost my interest but never my time has been so short to do so many things such as this year… I even let pass the 7th blog’s anniversary in September but I didn’t forgot it and I’m here to say that I haven’t lost my interest on skeins and needles, on the contrary...

One of the reasons for my little free time is the building of my house (which began being built last year and is not still finished) along with my full time job. To add to all this in last February I had the opportunity to start a class for which I had been waiting for almost 2 years. And so,my short available time became even shorter but  I’m not complaining (ah, and had I told already that I used to train karate twice a week until some months ago too?)

So, what class is that?
You know that besides knitting my other big passion is sewing…
The class is Modista de Atelier (literal translation: Dressmaker of Atelier) in Modatex school. 
I’ve been waiting for a class at Saturdays because during the week it was impossible for me and this was the first class they opened at weekends. A one time opportunity. So, despite the house being building, the full time job and the fact of the lessons being from 9 to 6pm all the Saturdays for over one year and an half, I couldn’t say no. I was a little afraid about my time management but so far I’ve been able to manage all the things, it is being worth every hour and I am loving it!     

This class has 610 hours divided in several subjects:
- Patternmaking
- Sewing
- Cutting
- Moulage
- Draping (haute couture moulage)
- Fashion Design Introduction
- Textiles Materials
- Fashion Market Introduction

It is very complete and one of the most complete classes the school offers for outside students. Further information here.

About knitting, do not worry because I keep picking up my needles sometimes, but with all this stuff I began 2 new projects this summer which I was not able to finish. Two more WIP joining an endless growing WIP list…
Meanwhile it’s almost Winter and I couldn’t resist to bring this yarn from the shop (as if I hadn’t stash enough already…) This should be to knit Eliza coat. I even thought of creating a design of my own but I quit, at this moment what I need is an easy following pattern to relax when I lay down on the couch at Saturday night watching some TV with my needles on my lap and trying not to fall asleep… :)

5 Comments:

Blogger clarte e pontos said...

Parabéns pelo curso.
Também era um curso que eu gostava de tirar. Por enquanto não é possível, mas não perco a esperança.

Beijinhos
clarte

18/11/13 11:47  
Blogger Mamã Martinho said...

E que saudades que eu tinha de aqui vir e ver os teus trabalhos. Como o tempo passa tão rápido!
Sei o que é a falta de tempo, e sei como é termos o nosso ultimo restinho de tempo (fds) completamente ocupado... Mas acho que foi uma brilhante ideia o que fizes-te e só te desejo enormes felecidades e que um dia possa ver as tuas peças por ai vendidas!
Mas vai dando noticias, vai escrevendo algo, que eu gosto tanto de ver!

Bjs

Mónica

20/11/13 11:20  
Blogger Tany said...

Celina, respondi aos teus dois comentários nos meus blogues e já agora aproveito para reforçar a inveja (no bom sentido!) que tenho de ti por frequentares um dos meus cursos de sonho! Quando publicaste este artigo li-o com toda a atenção e logo de seguida fui pesquisar os cursos... Este curso é tudo o que sonhei. é claro que agora para mim é impossível, mas vai chegar o dia em que poderei apostar nisto!´Imagino que seja uma carga de trabalho, mas quem corre por gosto não cansa, não é? Se puderes vai mostrando os teus progressos no curso... Beijinhos!

8/12/13 20:12  
Blogger Sismada said...

Olá,
bemvinda de volta... invejo-vos pela qualidade dos vossos artigos... eu sou a menina que cria mas nada de artigos bem escritos :( Parabéns pela entrada do curso vais adorar!
Um beijinho grande e até breve
ps repara que a malta anda toda desaparecida ;)

11/1/14 16:17  
Blogger MA said...

Como o tempo passa!! há uns anos pensei eu entrar e tu disseste que não podias pelo horário, lembras-te? Eu ainda não fui mas quero ir...

Muitos parabens!!!

23/5/14 16:11  

Enviar um comentário

<< Home