domingo, janeiro 21, 2007

Ponto favo de mel ou Entrelac

Esta semana fui à “minha loja” espreitar os saldos e vi um fio muito interessante a um preço igualmente apelativo… Como não tinha nenhum projecto em mente, comprei apenas dois novelos com ideia de fazer umas meias bem quentinhas.
Eu sou assim, quando ainda não sei muito bem o que vou fazer, compro pouco para ir para casa experimentar a lã e depois logo se vê (isto tem um grande inconveniente, sobretudo em altura de saldos, que é arriscar-me a quando volto à loja para reabastecer já alguém ter levado os novelos que eu precisava…) Desta vez, não foi o que aconteceu. O que aconteceu foi que, quando cheguei a casa e tricotei uma amostra da lã, adorei o efeito e lembrei-me, não sei como, que ela ia ser óptima para fazer finalmente uma certa camisola com um ponto que eu ainda nunca tentara…
Resultado: hoje voltei à loja para reabastecer (felizmente a prateleira ainda tinha bastantes novelos).

Estava de tal modo entusiasmada por experimentar o ponto que comecei logo, ainda antes de ter a lã toda, e o resultado foi este:


A camisola e o ponto em questão vêm na revista Tricot nº 6 da ArteIdeias.

O fio da revista é o Fashion Trend Color, da Gedifra, 50g/ 90m (51% lã, 49% acrílico), em amarelo e em verde.
O meu fio é o Baya, da Cheval Blanc, 50g/ 90m (53% lã, 47% acrílico), cor 22.

A composição é muito semelhante, portanto. E a amostra para o modelo e a do meu fio são iguais: 16m x 20v = 10x10 cm, com agulhas 6. Ainda assim, aconteceu-me uma coisa muito curiosa com a amostra. Eu obtive as medidas indicadas com agulhas 5 e foi com elas que comecei, mas no trabalho propriamente dito a medida estava a ficar mais apertada e tive de recomeçar com agulhas 6. Serve isto para dizer que as amostras e as tensões não são coisas infalíveis…

Este ponto, que na revista Tricot chamam de "ponto favo de mel" e na Vogue Knitting é chamado de "entrelac", é muito gratificante porque:

a) afinal de contas não e nada complicado, apesar do tamanho das instruções,
b) resulta muito bem com as várias tonalidades da lã,
c) como é trabalhado em quadrados à vez, quando se acaba uma fila vê-se logo muito trabalho feito.

20 Comments:

Blogger Unknown said...

espectacular... adorei.. apesar de ainda nao me ter evneturado com esse ponto, acho dificil..

22/1/07 10:59  
Anonymous Anónimo said...

Afinal também tens a revista Tricot!
Já tinha andado a "galar" esta camisola á imenso tempo e vou gostar imenso de ver como vai ficar! Acho que a linha está a fazer um efeito espetacular!

Bjs

Mónica

PS- Nunca vi essa linha á venda, tenho de tentar procurar.

22/1/07 11:08  
Blogger Celina said...

Sandy: Bem-vinda ao meu blog. Já fui espreitar o Lojinha Virtual e o "doces tentações e não só" e gostei muito (vou ficar de olho pq também adoro cozinhar).
Este ponto assusta à primeira vista mas é bem mais simples do que se pensa. Vou ver se consigo explicá-lo entretanto.

Mamã Martinho: Claro que tenho a Tricot!! Traz praticamente todos os modelos que eu espreito no site da Gedifra, só é pena que não saia mais vezes durante o ano, se não estou enganada ela supostamente é trimestral mas eu comprei a nº6 em Outubro de 2005 e a nº7 só saiu em Outubro de 2006... Adorava que entretanto saísse uma com modelos de Verão!
A camisola também me caiu no goto desde que tenho a revista e quis fazê-la logo pq adorei-a em verde, mas nunca consegui foi encontrar a lã original... felizmente encontrei agora uma alternativa que me agradou.

22/1/07 16:23  
Anonymous Anónimo said...

Oi Celina,

Infelizemente esta revista só sai no Inverno. Falei á um tempo com a editora, que me disse que devido á procura só publicam a revista no outono, por isso é esperar que venha o próximo. Pelos vistos tenho mais um n.º além dos que já tens, mas se entretanto quizeres podes pedir aqui no site deles:
http://www.editorialnascimento.com/tricot.html
Bjs

Mónica

22/1/07 17:54  
Blogger Chuana said...

Essa linha faz um efeito muito giro, fiz uma camisola para mim e usei a gama rosa-cinzento, mas essas cores também são muito giras. Felizmente, graças à Mamã Martinho, já posso dizer que tenho essa revista. Por acaso também olhei para esse modelo mas não o escolhi pois nunca fiz esse ponto. Quem sabe um dia experimente!

Bjx

Joana

24/1/07 18:09  
Anonymous Anónimo said...

Acho que a combinação do fio com o ponto vai resultar muito bem!

26/1/07 13:02  
Blogger Celina said...

Mamã Martinho: Obrigada pelos esclarecimentos, evito o trabalho de falar para a editora (no entanto, se muitas tricotadeiras pedissem será que eles ouviam? Afinal no Verão tb há vontade de tricotar peças de Verão!) Eu vi há pouco tempo a Tricot nº5 à venda mas acabei por não comprar pq os pontos e modelos que me interessavam vinham, mais ou menos, nas que eu já tenho (por exemplo, um xaile em entrelac, agora já sei o ponto!)

Chuana: Fiquei curiosa em relação ao fio rosa, deve ser muito bonito, onde eu comprei não havia, senão quem sabe eu tinha trazido.

Xana: Obrigada, vamos esperar pelo resultado final...

29/1/07 23:28  
Blogger Unknown said...

• _/_ . + (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´)¸.•'´)* . + .*.
+ *)," ( * '.«`•.¸.¤`'•.¤.¸.•'¤.¸.•`»*._/_*
. * . + . * . (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`'•.¸)'+ .) ,"(.
_______0000_____________________
_____0000_______________________
___00000________________________
__00000 "Sopra aos ventos teus sonhos,
_000000___eles irão se espalhar
0000000____pelos ares e voltar a ti
0000000_____em forma de realidade!!!"
0000'^00 ________________________
0000'@00000000__________________
'000000000000______Tem-__________
_0000000000______ uma óptimo ______0
__0000_000000______ dia_____00
___00000__'0___ 0000 ____000__
_____000000__00000______000000__
_______000000000000000000000____
_________00000000000000000 Beijinho
_____________000000000___'
• . _/_ . + (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´)¸.•'´)+ . * .+
+ *)," ( * '.«`•.¸.¤`'•.¤.¸.•'¤.¸.•`»*._/_.
. * . + . * . (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`'•.¸)'+ .) ,"

30/1/07 23:15  
Blogger Celina said...

Um beijinho no vento, para ti Sandy

31/1/07 16:27  
Blogger Tany said...

Celina, vim cá deixar-te um beijinho e agradecer-te pelo comentário ;). Também só tenho uma Tricot e fiquei a saber aqui que só sai no inverno; entretanto, num quiosque perto do meu emprego vi à venda a nº1 (?!), será normal?
Um beijinho para ti :)

1/2/07 22:51  
Anonymous Anónimo said...

ola , fiquei mt contente ao descobrir este blog , alem de ser interessante somos quase vizinhas , sou de torres vedras , perto de mafra , fique mt contente . bj carla

2/2/07 14:30  
Blogger Celina said...

Tany:
Oi! A nº 1 ainda não vi. O que eu vi entretanto em www.burdamode.com foi a mais recente Verena, da Primavera 2007! Será que afinal ainda não acabou? O mais curioso é que comprei há uns dias uma edição equivalente francesa que é a Fait Main Hors serie Tricot nº3 Printemps 2007 (da mesma editora da Burda francesa), traz os mesmos modelos da Verena de Primavera. E vi que o nº2 dessa revista era equivalente à Verena de Inverno (E306 na edição espanhola), mais coisa menos coisa.

Carla:
Bem-vinda ao meu blog. Também fico mt contente por teres vindo cá ter e por teres gostado. Gostei de saber que somos vizinhas, em Torres Vedras só conheço duas lojas de lã (nas ruas paralelas àquele café central com esplanada) por isso ia adorar ter dicas de outras lojas que não conheço...
Muitos beijinhos, vou ficar à espera das tuas visitas!

14/2/07 16:09  
Blogger Tany said...

Eu também vi essa Verena! Espero mesmo que a minha leitora alemã se tenha enganado! De qualquer forma talvez ela se referisse à continuação depois dessa nova revista, não sei... Vamos esperar que ela esteja enganada! A Fait Main Hors serie Tricot não conhecia... Tenho que procurar então!

Beijinhos,

Tany

14/2/07 20:51  
Anonymous Anónimo said...

Oi. Realmente esse seu trabalho tem tudo para ficar bonito e além de ser super fácil esse ponto. No último inverno daqui do Brasil eu fiz uma bolsa de mão e ficou muito bonita.
Abraço

silviene@gmail.com

6/3/07 19:44  
Anonymous Anónimo said...

ola celina tudo bem ? sou a vizinha de torres vedras .. bom em relação as lojinhas de lãs tem mais uma ou duas , se um dia forres a torres ou que se combine podemo-nos conhecer e mostro-te as outras . uma é bem pertinho do mcafe que falas-te fica em frente aos correios , é uma lojinha muito pequenina mas tem coisas mt bonitas . fica a guardar . bj carla

15/3/07 16:49  
Anonymous Anónimo said...

Oi
Fiquei encantada com esse ponto. Moro no Brasil e não encontro essa revista! Será que haveria um jeito de me mandares por e-mail a receita dessa blusa que usa o ponto favo de mel? Ficaria mais do que agradecida!
meu e-mail é ainefavel@yahoo.com.br
Um abraço,
Lara

19/3/07 01:26  
Blogger GUACYRA said...

oi , lindo o seu ponto...e as cores que usou então, maravilha,, eu conheço, por falso entrelaçado,
eu já fiz, há muito tempo, +- 20 anos, para minha filha, fiz para minha neta agora com 2 aninhos, em verde, 2 cores... passa no meu blog se quiser, ficarei muito feliz, crystalmania= crystalgff.blogspot.com.br,Há esta´de parabéns, seus trabalhos são lindos..

9/10/07 17:32  
Blogger Tita Carré said...

Oi, adorei a receita , tudo muito lindo como sempre,visite meu blog também,sobre artesanato em geral, com várias receitas,beijokas
http://agulhaetricot.com
http://agulhaetricot.blogspot.com
http://titacarre.elo7.com.br

21/3/10 17:13  
Anonymous Ana Maria said...

Olá Celina boa tarde, Gostei muito das diversas roupas fiquei encantada com o jeito que tem. A camisola de gola alta azul petróleo é uma das peças que agrada-me parece ser muito quentinha. Gostava de obter alguma respostas se possível sobre a tal linda camisola, deixo o meu email. anamarias88@hotmail.com, quando tiver oportunidade contacte-me, obrigado

1/4/13 15:09  
Blogger Joana Rodrigues said...

Olá,

Adorei esta camisola e este ponto (http://noveloseagulhas.blogspot.pt/2007/01/ponto-favo-de-mel-ou-entrelac.html)
Tenho procurado a revista, mas não encontro. Podes dizer-me de que data é e se é a fininha ou a maior?

Muito obrigada pelas tuas partilhas!
Joana Rodrigues

11/12/13 17:34  

Enviar um comentário

<< Home