Mitenes : Mittens : Mitaines
O meu projecto ultra-rápido do fim-de-semana. A necessidade de arranjar rapidamente algo que me aquecesse as mãos enquanto estava ao computador fez-me pegar nuns novelos de lã sortidos que andavam no saco. Comecei no Domingo à tarde e à noite já tinha a primeira feita. No dia seguinte, em poucas horas fiz a outra.
Optei por fazer um motivo simples em azul para quebrar a monotonia do bege (ando com vontade de fazer coisas em Fair Isle e Intarsia, que basicamente são o uso de padrões ou motivos com cores diferentes).
Além de ter sido muito engraçado trabalhar uma técnica nova (atenção ao preceito de alternar os fios ou eles enredam-se: o ideal é manter um fio de uma cor ao pescoço e o outro fio em baixo), é um trabalho muito rápido de concretizar. Nem se chega a ter o “síndrome da segunda meia” (ou luva, neste caso) porque quando se dá por isso já se está a terminar a primeira peça e apetece mesmo começar a segunda.
Estão mais do que aprovadas: estou a escrever isto enquanto as uso e as minhas mãos estão quentinhas.
Aqui vai a receita:
Lã Rosários 4 Zelândia Grosso 70% acrílico 30% lã (50g/80m): 2 novelos em bege (usei cerca de 60g no total) e 1 novelo em azul (usei apenas alguns gramas). Cinco agulhas de duas pontas de 5 mm. Alfinetes para malhas.
Amostra: 16m x 24v = 10x10 cm (ag. 5 mm em p. de meia)
Tamanho único (a medida da minha mão: M)
m. = malhas
v. = voltas (ou carreiras)
Montar 24 m. em bege e distribuir por 4 ag. (6 m./ag.). Trabalhar em canelado 2/2 durante 10 v. Trab. em p. de meia aumentando 12 m. do seguinte modo:
1ª v – aum. 2m./ag. (8m.) = 32 m. total
2ª v – volta normal
3ª v – aum. 1m./ag. (4m.) = 36 m. total
4ª v – volta normal
Seguir o motivo 1. Continuar em bege por 8 v.
Polegar
Tricotar 4 m. da 1ª ag., levantar 2 m., tric. últimas 4 m. da última ag. (deixar as restantes m. em espera). Cont. por 4 v. e rematar de modo folgado.
Mão
Distribuir as m. em espera por 4 ag.
Mão esquerda: Levantar 4 m. do lado do polegar e tric. as restantes 28 m. Cont. por 5 v. Seguir o motivo 2. Tric. 2 v. em bege. Rematar de modo apertado.
Mão direita: Tric. as 28 m. e levantar as 4 m. do lado do polegar no fim. Cont. do mesmo modo que para a mão esquerda.
Nota: O início diferente para as duas mãos permite que o início e o fim do motivo 2 fiquem na face de baixo da mitene.
Etiquetas: mitenes/ mittens
3 Comments:
oi bom dia Celina, suas luvas ficaram com um caimento perfeito, gostaria de fazer uma para mim, mas infelizmente não sei trabalhar com 4 agulhas, é uma pena,pois as suas estão lindas,Parabéns
B JOCA S
Olá,
Gostei imenso das tuas mitenes e gostava de encomendar-te umas iguaizinhas!
Se aceitares, escreve para cabelcat@gmail.com
**
Olá...meu nome é Andreia,sou gémeos,tal qual como tu, e também partilho muitos dos teus interesses...o tricotar,costurar,ler,viajar...enfim,uma série de coisas à qual os gémeos têm um interesse incessante de mais!!!
Gostei dos teus artigos,aqueles disposto no blog...vou experimentar fazer os mitenes,não com as 4 agulhas,porque nunca experimentei e não sei,mas com aquelas agulhas unidas por silicone...uso-as para fazer de tudo:gorros,terminar golas de casacos ou camisolas,qq coisa...
Adorei conhecer uma gemeniana com os mesmos interesses...
Jinhos e Muita Sorte...
Enviar um comentário
<< Home