domingo, agosto 07, 2011

Modas e Bordados - I



Vejam só o verdadeiro achado que fiz há umas semanas num alfarrabista na feira do livro de Sintra: várias revistas Moda e bordados dos anos 50 e 60! Claro que não resisti a trazer vários números. A maioria data da década de 60 mas ainda consegui um exemplar de 1957! E o alfarrabista, tão simpático, que até me emprestou um banquinho para eu me sentar a ver e a escolher à vontade... Além dos artigos e reportagens sobre diversos assuntos, um verdadeiro retrato da época, o que me deixou mesmo rendida foram as páginas de moda, as receitas de tricô (vejam o próximo post) e os anúncios.
A provar a importância da costura naquela época estão os vários anúncios a escolas e cursos de corte e confecção, máquinas de costura, etc.
Quanto ao tricô e ao croché, eram igualmente muito apreciados e cada revista trazia várias receitas (vejam o próximo post). Havia ainda os anúncios a fios de tricô (a firma A. Neto Raposo ainda hoje existe, no mesmo sítio!), máquinas de tricotar e os outros... Como o produto pioneiro que eram os Corn Flakes em 1957... E quem diria que há 40 anos já se anunciavam plataformas vibratórias para emagrecer?! Take a look at what I found at a book fair in Sintra some weeks ago: several issues of a Portuguese female magazine from the 50’s and 60’s! Of course I couldn’t help myself to bring several issues, most from the 60’s but I still got one from 1957!
Besides the articles and photos of those years, what enchanted me were the fashion pages, the knitting and crochet patterns and the ads. Regarding knitting and crochet, each magazine brought several patterns (see next post!)

2 Comments:

Anonymous sanna said...

This is inspiring ! :)

9/9/11 11:55  
Anonymous Anónimo said...

wow! Eu adoro coisas destas e até tenho umas duas revistas de tricot do fim dos anos 60 que comprei, mas são Americanas. O material em português pelos vistos não ficava nada atrás a nível de qualidade!

11/1/12 00:47  

Enviar um comentário

<< Home