The Best of Vogue Knitting
São quase 250 páginas com uma selecção dos melhores ensaios publicados nas revistas Vogue Knitting dos últimos 25 anos. Fiquei a saber que esta revista foi publicada pela primeira vez entre os anos 30 e os anos 60. Com a revolução sócio-cultural desta época e o novo papel das mulheres, o tricô e actividades relacionadas foram desvalorizados o que levou ao fim da publicação da revista. Mas as coisas mudam e uns anos depois assiste-se ao ressurgir do interesse por estas artes manuais: os editores eram pessoas de visão e acharam por bem republicar a revista. Isto foi em 1982 e desde aí é o que se sabe, uma revista de referência, que passou a ter quatro edições por ano para responder ao interesse sempre crescente das tricotadeiras de todo o mundo.
Voltando ao livro, não contém receitas propriamente ditas, mas muitos artigos, ensaios e técnicas sobre tricô, que estão agrupados em capítulos:
1 - A Look Back
2 - Knitting History
3 - Fiber
4 - Starting Out: Basic Techniques
5 - Working with Schematics and Charts: Deciphering the Mysteries
6 - Casting On and Binding Off
7 - Expert Finishing Tricks and Techniques
8 - Round and Round: Special Techniques for Knitting in the Round
9 - The Design Process: Techniques from the Experts
10 - Shaping and Sizing: Techniques to Achieve a Perfect Fit
11 - Caring for Knitwear
O príncipe de Gales com um pullover Fair Isle
Refazer um torcido com erro sem desmanchar tudo
Um guia para as várias formas de mangas
E dois capítulos com biografias e entrevistas com designers de tricô conceituados:
12 - Designing Men (Perry Ellis, Pierrot, Martin Storey, James Coviello, Kaffe Fassett, Brandon Mably e Vladimir Teriokhin)
Pierrot: um designer de tricô e também um estilista conceituado
13 - Designing Women (Meg Swansen, Karen Allen, Debbie Bliss, Lily Chin, Mari Lynn Patrick, Nicky Epstein, Norah Gaughan, Sasha Kagan, Kristin Nicholas, Deborah Newton, Jane Slicer-Smith, Margaret Stove, Elizabeth Zimmerman)
Uma viagem no tempo também, onde se recordam as capas da Vogue Knitting e o look e as tendências dos anos 80 e 90 até à actualidade.
Apesar de alguns ensaios focarem técnicas ou conclusões que eu considero já básicas, outros são realmente muito interessantes e práticos, e novidades para mim. As biografias dos designers são inspiradoras e, como sou uma revivalista, adorei rever a evolução das tendências na moda ao longo dos últimos 25 anos.
Tenho andado desaparecida e vou andar nos próximos tempos pois entrei em época de exames (a última época de exames, já que o curso está a terminar!) e o tempo é mais restrito para me dedicar a estas coisas. Ainda assim, vou tentar dar notícias. O casaco lilás é o projecto do momento e é nele que tenho trabalhado quando posso, nas pausas dos cadernos.
Beijinhos. Fiquem bem.
Etiquetas: livros/books