Estas férias não chegaram para tudo o que eu queria fazer mas foram produtivas. Precisava de mais uma semana, pelo menos, para ter terminado alguma coisa. Consegui adiantar dois projectos de tricô e um de costura, mas não acabei nenhum. Logo que estejam prontos, mostro-vos.
These holidays weren’t enough to do everything what I want to but they were quite productive. I needed one more week to get one FO but I made big progresses on two knitting projects and one sewing project. As soon as they are finished I’ll show to you.
Entretanto, aproveitei as férias para visitar o
MUDE – Museu do Design e da Moda, que abriu na Baixa de Lisboa (Rua Augusta, 24). Trata-se de um museu criado propositadamente para albergar a fantástica colecção de objectos de design e moda de Francisco Capelo. As peças abrangem todos os períodos do século XX, são muitas e emblemáticas. Tantas são que, actualmente, ainda só está exposto um quinto da colecção, que já ocupa um piso do edifício. O resto da colecção há-de ser exibida assim que o edifício estiver pronto para a receber, em finais de 2010, e há-de ocupar 5 pisos (esta abertura é uma ante-estreia da colecção toda).
Recomendo vivamente a visita e destaco a iniciativa de criar este museu que já fazia falta no nosso país. Além das peças de alta-costura, podem-se ver objectos emblemáticos do design do século XX, desde mobiliário a electrodomésticos, etc. A entrada é gratuita e vai continuar a ser, por isso, não há desculpa para não visitar o MUDE.
Toda a colecção mais do que justifica a visita, mas claro que não poderia deixar de destacar os exemplares de Alta-Costura. É fascinante poder ver ao vivo e a cores, e apenas à distância de uns centímetros (infelizmente não é permitido tocar), os pormenores de modelos originais dos grandes nomes da moda do século XX como Elsa Schiaparelli, Chanel, Dior, Givenchy, Balenciaga, Gaultier, Balmain, Paco Rabanne, Versace, Kenzo, Issey Miyake, etc.
Deixo aqui imagens de alguns dos modelos de Alta-Costura que integram a colecção (fotos do catálogo, já que não é permitido fotografar) e posso dizer-vos que as imagens não fazem justiça às peças ao vivo. O catálogo apresenta todas as peças da colecção e foi lançado nas bancas há uns meses, neste momento não sei se ainda é possível encontrá-lo em banca, mas pode-se adquirir no museu (podem espreitar algumas páginas
aqui).
Nota: Algumas das peças ainda não se encontram expostas.
Meanwhile, I manage to visit a new museum in Lisbon: MUDE – Design and Fashion Museum (Rua Augusta, 24). This museum has an amazing collection of design and fashion objects of 20th century. Actually it’s exposed just one part of the all collection, as a preview, that should occupy five floors of the building by the end of 2010. I really recommend a visit to this museum, all the collection makes worth the visit but I had to emphasize the original pieces of High Couture creators like Elsa Schiaparelli, Chanel, Dior, Givenchy, Balenciaga, Gaultier, Balmain, Paco Rabanne, Versace, Kenzo, etc. It’s really thrilling see at a distance of just some inches the details of these original pieces (unfortunately it’s not allowed to touch). Entry is free, so if you’re coming to Lisbon you can’t miss a visit to MUDE. Note: Some pieces aren't exposed yet.
9 Comments:
Celina, você está nos dando a oportunidade de ver peças raras da alta costura! Amei seu blog!
Luísa
Bem...estou de boca aberta! Isto vai estar em exposição na baixa?! Não posso perder!
Despertou-me a atenção de uns modelos dos anos 50 que aqui tens, porque sou mesmo fã destes cortes que consigo identificar sendo dos anos 50...(grande fonte de inspiração!)
Já respondi à tua questão no meu blog, mas adianto-te, que ainda hoje encontrei o tecido roxo. O outro já não havia (os lisos também existem).
Beijinhos e obrigado por nos informares deste grande evento.
Que grande novidade me dás!
O melhor de tudo? É que amanhã vou às comprinhas na Baixa! Vou tomar nota da morada e passo por lá para me inspirar!
Beijinhos
Ana
Luísa: Bem-vinda ao blogue, fico contente que tenha gostado. Volte sempre.
Ana Carina e Ana: A ideia deste post foi mesmo informar/divulgar quem ainda não está a par desta novidade. O Museu já abriu em Maio deste ano e já vale bem uma visita, apesar de ainda só ter um quinto da colecção. É uma colecção fabulosa (tanto a de alta-costura como a de design) e já fazia falta ao país um museu destes (saliento que foi um coleccionador particular que adquiriu e reuniu todas estas peças agora disponibilizadas ao público). Dizem que este museu vai rivalizar com os congéneres europeus, o que é mesmo um grande motivo de orgulho para nós!
Pronto quando for a Lisboa é mais um museu para visitar, parece ter coisas muito interessantes.
Ai como eu gosto do novelos e agulhas.
P.s. so agora é que fiz blog, por isso so hoje comentei mas este é um blog que já rondo a bastante tempo sempre gostei, e no ultimo post fiz um comentario sou a Filipa.
Beijinhos Celina
Obrigada :)
e sim os pontos básicos eu sei, mas gostava de aprender mais, agora estou a fazer bikinis, e tens razão cada vez dá mais gozo.
Depois então quando poderes envia-me algo, podes enviar para qualquer um dos mails, eu fico atenta, e mais uma vez obrigada
Beijinhos
Fiquei cheia de vontande de lá ir ver, mas com os muidos é capaz de ser dificil...
Bjs
Mónica
Olá Celina.
Acho que este museu deve fazer um sucesso tremendo.
Eu gostava imenso de fazer-lhe uma visita, mas provavelmente, com muita pena minha, tão cedo, não irei à capital.
Beijinhos e obrigada pela partilha.
Finalmente um tempinho para te visitar!
Bem, este museu vai ser uma visita obrigatória para mim, obrigada por o teres divulgado!
PS - Tenho mesmo pouco tempo para os blogs, mas sempre que puder venho aqui dar uma espreitadela ;)
Enviar um comentário
<< Home