quinta-feira, abril 23, 2009

Pied-de-poule


Confesso que ainda não acabei a camisola em entrelac... Mas com a Primavera a dar o ar da sua graça apetece adiantar os projectos de Verão. Esta camisola é da Burda Tricot nº 2 (Primavera 2008) e reproduz o famoso motivo pied-de-poule dos tecidos com o mesmo nome. É a minha primeira experiência a sério em jacquard (técnica também chamada de Fair Isle) e tem sido um desafio interessante encontrar a tensão adequada, ainda para mais tratando-se de algodão que é menos ajustável do que a lã, bem como lidar com dois fios a cruzarem-se entre si. Se alguém tiver dicas para evitar que os novelos se enrolem, agradeço.

A camisola em entrelac está quase pronta e encerrará os projectos deste Inverno. Ainda não sei se vou fazer agora o pullover em Felted Tweed... Tenho uma série de projectos de tricô para o Verão para começar nos próximos tempos, estou só à espera de fios que já foram encomendados. :) Hei-de ir mostrando conforme for pegando neles e conforme tiver tempo. É que infelizmente para o tricô (felizmente a nível profissional), em meados do próximo mês vou iniciar um curso em horário pós-laboral que se vai estender por algumas semanas e o meu tempo para estas coisinhas vai ficar muito reduzido. Até lá há que adiantar. ;)

I must confess I didn't finish the entrelac sweater yet... but Spring inspires me to start with summer projects. This sweater is from Burda Tricot magazine (Spring 2008 issue) and reproduces the famous pied-de-poule motive like those peculiar fabrics. It's my first serious experience in jacquard (or Fair Isle) and it has been an interesting challenge trying to find the correct tension, because cotton is not so adjustable as wool, and also avoid yarns wrapping in each other. Anyone has tips for this?

The entrelac sweater is almost finished and it will be the last FO of this winter. I don't know yet if I'll start now the vest with Felted Tweed... I have a lot of summer projects for casting on, I'm just waiting for the yarns I'd already ordered. :) I'll show you as soon as I'll get them. Unfortunately for my knitting, I'll start next month a course after work that will last some weeks and my time for knitting and all this stuff will be very short. Meanwhile, needles must work for good!

Etiquetas: ,

23 Comments:

Anonymous nilda said...

Oi!Achei seu blog por acaso e voltarei sempre.
Seu trabalho está ficando um luxo.
Beijoca.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

24/4/09 13:25  
Blogger Tricô e Mais Tricô said...

Celina este trabalho vai ficar lindo, com certeza.
Beijos

24/4/09 13:30  
Blogger Tricô e Mais Tricô said...

Celina este trabalho vai ficar lindo, com certeza.
Beijos

24/4/09 13:30  
Blogger Ana's Closet said...

O efeito é lindíssimo! Sempre tive curiosidade em saber como se tricotava com várias cores na mesma peça! Sei que também dá para bordar depois de pronto... Mas gosto mais quando incorpora a peça!

Isto porque já me passou pela cabeça fazer umas miniaturas de modelos muito antigos que tenho nas revista de tricô da minha mãe, inspirada pela filme Coraline (mas um bocadinho maior). Talvez daqui a uns anos me aventure.

Beijinhos

24/4/09 22:59  
Anonymous Mamã Martinho said...

Celina,

Acho que fizes-te bem em começar este trabalho, que por sinal é bem giro. Neste caso o que fazes é jacquard, o fair isle são motivos tradicionais irlandeses, que por vezes envolvem várias cores. Se conseguires trabalhar bem com o método Português e Americano, podes colacar cada fio numa mão, fazendo com que não se enrrolem. Também já vi, no estrangeiro, umas pecinhas que se colocam no alninete de peito, que servem para segurar os fios em separado. depois, outra coisa que podes fazer é colocar cada novelo num saco e deixar apenas uma abertura pequena por onde sai o fio. isso também ajuda.

Bjs

Mónica

25/4/09 09:10  
Blogger Marico said...

Oi Celina!
Acompanho o seu blog
e acho muito inspirador.
Adoro jacquard e tbm estou
aprendendo esta técnica.
Você está se saindo muito bem!

bjs

25/4/09 10:28  
Blogger Eden said...

Olá Celina.
Adorei o efeito da camisola.
Vou adorar o resultado final!!

Bjs.

25/4/09 16:04  
Blogger cardos said...

Olá Celina!
Esse padrão é muito giro. Eu há pouco tempo também me aventurei no jacquard e a melhor forma que encontrei para as lãs não se embaraçarem totalmente, foi colocar um fio ao pescoço e outro num alfinete ao peito. Também encontrei na altura uma técnica que não experimentei, mas que pela descrição parecia boa, no blog da Rosa Pomar http://aervilhacorderosa.com/blog/2009/02/a_turca_1.html
Espero que ajude.
Beijinhos e bom tricot!

26/4/09 13:17  
Anonymous Anónimo said...

bom dia Celina
um trabalho lindo, vai ficar um luxo.
adoro trabalhar em jacquard. já vi várias tecnicas para os fios nao se enrrolarem. trabalhar com 2 fios ao pescoço um da esquerda para a direita e outro da direita para a esquerda, trabalhar (como eu faço) com um fio ao pescoço e outro "à inglesa" na mão. há varios metodos de separar os fios, teras de experimentar para ver qual te dá mais geito para trabalhar.
ficamos toda à espera de ver os novos trabalhos.
Beijinho, Ana Maria

27/4/09 11:35  
Anonymous Ala said...

Oh, Celina! Your new sweater looks wonderful!! I am waiting impatiently to see your FO!

28/4/09 13:27  
Blogger Olivia Claudia said...

Está ficando lindo!
E sobre os modelos da Kim, notei a mesma coisa..mas como são lindos de ver...ainda quero tricotar algo dela....projetossssss ;)
bjsssssssssssss

2/5/09 04:27  
Blogger Ana Carina said...

Olá Celina!!!

Bem...istó é que é um desafio e tanto! Tenho a certeza que a camisola vai ficar muito bonita!

Sobre o outro assunto dos botões...(não te tenho apanhado no msn...) Mas vou enviar-te um mail. Beijinhos

3/5/09 20:22  
Blogger Tany said...

Bem, o "pied de poule" é um dos meus padrões favoritos, por isso tenho a certeza que vou adorar o resultado final!

Beijinhos!

3/5/09 22:08  
Blogger Alexia Deschamps said...

Olá Celina. O teu projecto está a ficar lindo! Aproveito para te fazer uma pergunta: já viste o Burda Tricot de Verão? Tem modelos lindos mas parece que está esgotado na França. Se vires, por favor, diz-me. Eu não tenho tido tempo nenhum para ir aos sítios onde costumo encontrar a revista e, claro, como boa tricotadeira que sou, quero esta revista...:)

13/5/09 16:18  
Anonymous Anónimo said...

Não resistir em comentar no seu blog! Adorei-o :) Gostei muito dos seus projectos!

17/5/09 22:28  
Blogger Cris Fazendo Arte said...

Eu amo preto e branco. Esse seu trabalho vai ficar maravilhoso.
Bjos.

20/5/09 14:14  
Anonymous Anónimo said...

Olá! Então não deixe de postar aqui no blog =) Com muita culinária e tricot ^_^ Na verdade moro em Portugal (Leiria). xD

20/5/09 19:16  
Blogger Artesanatos da Minie said...

Olá Celina!
Adoro tricô e adoro jacquard! Venho acompanhando seu blog. E, este em preto e branco é muito lindo mesmo. Adoro o clássico preto e branco. Vc está de parabéns!

24/5/09 00:32  
Blogger Elaine said...

Oi nossa vai ficar muito lindo!eu ja tentei fazer algo parecido,mas tenho um pouco de preguica pois da muito trabalho!mas boa sorte e quando ficar pronto mostra pra gente!

5/6/09 11:11  
Anonymous Anónimo said...

Ola
este pied de poule vai ficar lindo!!
Mas, como se faz no tricot?
vc pode me ensinar?
lu

obrigada

6/6/09 22:42  
Blogger Ana Carina said...

Vim cá deixar-te uma mensagem de MUITOS PARABÉNS!!!

com um dia de atraso, mas conta a intensão.

Beijinhos e que o dia tenha corrido às mil maravilhas!

7/6/09 16:38  
Blogger Catarina said...

Olá Celina,

Acerca do franzido, é mesmo mt fácil.

apenas tens de colocar linha elástica na bobine e linha normal na agulha. esta linha elástica eu compro no continente ou no modelo, mas só há nas cores branco e preto.
o ponto é o mais largo e a tensão da linha é um pouco apertada.

e só tens de coser do lado do direito.

Envio-te alguns tutorials que me ajudaram também a aprender com se faz.


http://www.threadbanger.com/episode/THR_20080801


http://www.kukyideas.com/journal/2007/04/shirred-dress-tutorial.html

http://houseonhillroad.typepad.com/photos/sunny_day/front.html

boa sorte.

beijos.
Catarina

24/6/09 16:24  
Blogger Nita said...

Parabéns pelo blog e ´pelo seu trabalho, gostei muito dos sapatos, são lindissimos.
nitaraposo.blogspot.com

3/8/09 22:11  

Enviar um comentário

<< Home