sábado, julho 31, 2010

Dawn



Receita: Dawn da Kim Hargreaves
Fio: King Cole Bamboo Cotton (100g/230m) 50% bambu 50% algodão - 260g
Agulhas: 3,5 mm (canelado cintura) e 4 mm

Pattern: Dawn by Kim Hargreaves
Yarn: King Cole Bamboo Cotton (100g/230m) 50% bamboo 50% cotton - 260g
Needles: 3,5 mm (waist rib) and 4 mm


Um modelo muito fácil de tricotar. O facto de ser tricotado numa só peça facilita imenso na hora de coser ;) Também gostei muito de trabalhar com este fio que, sendo uma mistura de bambu e algodão, é mais macio do que os de algodão apenas.

A very easy knitting pattern. The fact of being knitted in just one piece makes sewing so much easier ;) I also enjoyed working with this yarn, which being a mixture of bamboo and cotton, is softer than cotton only.

O único percalço que tive foi já no final, depois de já ter costurado o decote. Como tricotei o cós com agulhas 3,5 mm e o resto da peça com agulhas 4 mm por causa do ponto ajurado, isto fez com que a barra do decote/frentes não ficasse tão apertada e elástica como eu pretendia. Note-se que o “canelado” dessa barra é feito com ponto musgo (que se consegue tricotando todas as voltas em ponto de meia ou em ponto de liga) e ao usar agulhas 4 mm o ponto ficou menos elástico. Isto reflectiu-se no final, com as frentes a ficarem muito “pingonas”. Ainda perdi algum tempo a pensar como ia resolver isto até que me lembrei de usar fio elástico, introduzindo-o ao longo da ourela do decote.

I knitted the waist rib with 3,5 mm needles and the rest with 4 mm needles and because of this the border of the neckline/fronts didn’t turn out so tight and elastic as I wanted to. As a result, the fronts turned out too loose in the end. To correct this I decided to use elastic thread by introducing it along the border of the neckline.

O efeito foi imediato, ajustando a tensão do elástico corrigi imediatamente a folga e obtive uma ourela mais apertada. Podem ver na foto seguinte a diferença entre a frente direita “pingona” (linha amarela) e a frente esquerda já ajustada com elástico (linha azul).

Immediately I got a tighter neckline, better adjusted, by adjusting the elastic tension. You can see the difference, in the photo below, between the right front, loose (yellow line) and the left one, already adjusted with the elastic (blue line).

Os botões grandes também são de madrepérola, que eu muito aprecio, como no modelo original.
The buttons are of nacre, which I love, as in the original pattern.

Etiquetas:

13 Comments:

Anonymous Mamã Martinho said...

Adorei este teu casaco! É muito bom para aquelas linhas finas e já me está a dar ideias!!!
Agora, só não percebi um coisa, foi opção tua (por causa do elástico) fazeres a barra em separado e depois coser ou o modelo era mesmo assim?

Bjs

Mónica

2/8/10 17:59  
Blogger Celina said...

Obrigada, Mónica.
O modelo é mesmo assim: a barra é tricotada em conjunto com a peça até certa altura, mas depois tem de ser tricotada em separado. De outra maneira, não dava para fazer: não se consegue tricotar a barra atrás ao mesmo tempo que as costas, repara na direcção de uns pontos e de outros. Tem de ser tricotada à parte e cosida posteriormente. A questão do elástico surgiu precisamente no final, já depois de eu ter tricotado e costurado tudo, conforme as instruções. Foi aí que vi que as frentes ficavam muito folgadas e que isso não se resolvia mesmo que eu tentasse apertar na costura atrás.

É um comentário pertinente, não me lembrei que isso poderia suscitar dúvidas. Beijinho

2/8/10 18:35  
Anonymous Mamã Martinho said...

Agora sim percebi! Pela foto que mostravas parecia que tinhas costurado uma parte e a outra estava por costurar!

Bjs

Mónica

3/8/10 09:01  
Blogger Tany said...

Mais um trabalho fantástico, Celina! Adoro a vibração vintage deste modelo, e fica-te mesmo muito bem!
Beijinhos

4/8/10 11:18  
Blogger Nile e Richard said...

Oi Celina.
Muito bonito.
O modo de tricotaer é mais facil.
bjtos.Nile.

4/8/10 17:33  
Blogger Fios de Palha said...

Lindo! Como eu gosto de passar por aqui!

5/8/10 10:45  
Anonymous trikada said...

Tre bela bluzeto!

7/8/10 09:52  
Anonymous Anónimo said...

Olá Celina, gosto muito dos seus
trabalhos, a perfeição de cada trabalho...
Gostaria se possivel algumas lojas em Lisboa onde possa comprar lâs de boa qualidade.
O meu email é o dulcemnunes@gmail.com

16/8/10 11:21  
Blogger Laila said...

Linda mesmo! Parabéns!

18/8/10 01:47  
Blogger * Sandra Santos * said...

que graça este modelo de colete, adorei, bjos sandra [http://fadadocrochet.blogspot,com/]

27/8/10 17:05  
OpenID lapizdecor said...

Gostei muito, e vai saber bem agora para as noites frequinhas da zona Oeste.
Beijinhos

1/9/10 21:33  
Blogger Renata said...

Celina seu blog é divino!!!Amei tudo por aqui!!!Meninina posso lhe pedir um favor se não for já abuso, será que poderia me passar a receitinha do shrug Debbie Bliss, mas em portugues, pois estou com tanta dificuldade com o danadinho...se não puder, compreenderei,viu!!!Um final de semana muito lindo e abençoado pra vc e sua família, fiquem com Deus!!!Bj gde,Rê.

10/9/10 02:38  
Blogger Fadinha da arte said...

Oi amada...

Que delicadeza...
Amei passar por aqui. Já fui ficando.
Estou te seguindo...
Bjs

"Fadinha da Arte"

2/11/10 13:16  

Enviar um comentário

<< Home