Ainda o entrelac...
As instruções da camisola original estão na revista Tricot nº 6 (ver post 21 Jan). São bastante fáceis de seguir mas tomei a liberdade de transcrevê-las simplificando dois ou três pormenores que quanto a mim estavam um pouco complicados. Quanto ao esquema, que na figura tem duas cores, neste caso (e assumindo-se que se está a trabalhar com uma única cor), deve ignorar-se a diferença de cores.
Para quem queira experimentar o ponto, mas não queira fazer a camisola, sugiro na mesma que tentem fazer as primeiras duas ou três filas descritas para a camisola e facilmente perceberão como podem aplicar o ponto em qualquer peça: uma écharpe rectangular, uma manta, etc.
Para quem queira experimentar o ponto, mas não queira fazer a camisola, sugiro na mesma que tentem fazer as primeiras duas ou três filas descritas para a camisola e facilmente perceberão como podem aplicar o ponto em qualquer peça: uma écharpe rectangular, uma manta, etc.
Instruções para a camisola
Medidas: tamanho único para peito 86/97 cm
Material: 600g de fio 53% lã, 47% acrílico (90m/50g), ag. circular 6 cm
Amostra: 16m x 20v = 10x10 cm em p.meia. Um quadrado mede cerca de 12,5 cm em diagonal.
Execução:
Trab. a camisola numa só peça, começando na extremidade inf. das costas.
Montar 48 m. e tricotar em p.meia os primeiros triângulos da base do seguinte modo: * 2 m liga, vire, 2 m meia, vire, 2 m liga, depois trab. a m seg. da orla de montagem = 3 m, vire, 3 m meia, vire, 3 m liga, depois trab. a m seg. da orla de montagem = 4 m, vire, 4 m meia, vire. Continuar no ponto até existirem 12 m na ag. da mão dta. Vire, 12 m meia, vire e 12 m liga. Não vire, mas deixe estas 12 m em descanso. Trab. os 3 triângulos seguintes do mesmo modo a partir de *.
Agora, trab. a 1ª fila de quadrados, começando na v. do direito. Comece com um triângulo inicial: tric. em meia as primeiras 2 m do último triângulo de base, vire, 2 m liga, vire, 1 m meia, faça 1 m meia inserindo a ag. só na parte de trás da m (na prática é um aumento: insere-se a ag. na parte de trás da m, não se tira e tricota-se novamente a mesma m), 1 acavalamento simples (= salte a última m, tric. em meia 1 m do triângulo de base e depois passe a m saltada sobre a m tricotada), vire, salte 1 m, 2 m liga, vire, 1 m meia, 1 m meia inserindo a ag. na parte de trás da m, 1 m meia, 1 acavalamento simples, vire, salte 1 m, 3 m liga. Continue no ponto. Assim, na v. do direito, no início das v., faça 1 m meia de aumento inserindo a ag. só na parte de trás da m, e trab. um acavalamento simples no final das v. até restarem 12 m e terem sido esgotadas todas as m do 1º triângulo de base. Não vire. Trab. um quadrado: apanhe 12 m ao longo da orla lateral do triângulo de base seg., vire, 12 m liga, vire, 11 m meia, 1 acavalamento simples (= salte a 12ª m em meia do quadrado, tric. 1 m meia a partir do triângulo de base e a seguir passe a m saltada sobre a m tricotada), vire, salte 1 m, 11 m liga, vire, 11 m meia, 1 acavalamento simples, vire, salte 1 m, 11 m liga, vire. Continue até esgotar todas as 12 m do triângulo de base. Não vire mas deixe as 12 m em descanso. Trab. os 2 quadrados seg. do mesmo modo. Para o triângulo final, apanhe 12 m ao longo da orla lateral do último triângulo, vire, 12 m liga, vire, 10 m meia, tric. junt. em meia as últimas 2 m, vire, 11 m liga, vire, 9 m meia, 2 m meia juntas, vire, 10 m liga, vire. Continue do mesmo modo até só restar 1 m.
Agora, trab. a 2ª fila de quadrados, começando na v. do avesso com um quadrado e terminando com um quadrado. Vire o trab., salte 1 m (= m do triângulo final), depois apanhe 11 m na orla lateral do triângulo de extremidade = 12 m. Vire, 12 m meia, vire, ** 11 m liga, 2 m liga juntas (= 12ª m juntamente com a m seg. do quadrado da 1ª fila), vire, salte 1 m, 11 m meia, vire, repita a partir de ** até todas as m do quadrado estarem esgotadas. Não vire mas deixe as 12 m em descanso. Para o 2º quadrado, apanhe 12 m ao longo da orla lateral do quadrado seg., vire, 12 m meia, vire, depois a partir de ** trab. tal como se fez para o quadrado anterior. Trab. do mesmo modo os quadrados seg.
Trab. a 1ª fila de quadrados mais 1x, depois para a manga, exec. 24 m novas e trab. 2 triângulos de base sobre elas, e depois, 4 quadrados. Para a 2ª manga, exec. 24 m novas com um fio separado e depois, com o fio principal da camisola, trab. ainda 2 triângulos de base = 8 triângulos ou quadrados. Depois, trab. 3 filas de quadrados sobre todas as m. na fila seg., trabalhando da esq. para a dta., trab. os primeiros 3 quadrados tal como indicado. E, para o decote, sobre os 2 quadrados seg., trab. triângulos finais, da seguinte forma: salte 1 m liga, apanhe 11 m ao longo da orla lateral do quadrado seg. = 12 m, * vire, 12 m meia, vire, 11 m liga, 2 m liga juntas (= 12ª m do triângulo juntamente com a m seg. do quadrado em baixo), vire, salte 1 m, 9 m meia, 2 m meia juntas = 11 m, vire, 10 m liga, 2 m liga juntas, vire, salte 1 m, 8 m meia, 2 m meia juntas = 10 m, vire, 9 m liga, 2 m liga juntas, vire. Continue no ponto. Assim, na v. do avesso tric. em liga a última m do triângulo juntamente com a m seg. do quadrado, e nas v. do direito, tric. em meia as 2 últimas m juntas. Na última v. do avesso, tric. 2 m liga juntas e depois apanhe 11 m ao longo da orla lateral do quadrado seg. = 12 m. Repita a partir de *. Após o 2º triângulo final, trab. mais 3 quadrados e depois coloque todas as m em descanso. Para a orla do decote da frente, exec. 24 m novas e trab. 2 triângulos de base. Depois, insira estes triângulos no centro do trab. Trab. a frente até ao fim em sentido inverso. Para isso, trab. 3 v. de quadrados sobre todas as m (com triângulos iniciais) e depois, para as mangas, trab. 2 triângulos finais para cada lado e ainda 4 quadrados no centro, tal como está indicado.
Acabamentos: Apanhe 50 m ao longo das orlas inf. das mangas. Trab. no ponto de cós da seg. maneira: na 1ª v. do avesso trab. m de ourela, depois, alternadamente, 5m liga, 3 m meia, termine com 1 m ourela. Quando o cós medir 20 cm, remate todas as m. Apanhe 83 m ao longo de cada uma das orlas da frente e das costas e trab. no ponto de cós, começando na 1ª v. do avesso com m de ourela, 2 m meia, depois, alternadamente, 5 m liga, 3 m meia, e termine em sentido inverso. Quando o cós medir 9 cm, remate todas as m. Feche as costuras dos lados e das mangas. Para a gola, com ag. circular, exec. 96 m e trab. no ponto de cós em voltas contínuas. Após 12 cm de altura, salte em liga a última m meia de cada 2º canelado de meia, tric. 1 m liga e depois passe a m saltada sobre a m tricotada = 90 m. Após 14 cm de altura, diminua do mesmo modo para os outros canelados = 84 m. Após 18 cm de altura, remate todas as m. Cosa a orla rematada à orla do decote.
Pormenor do ponto
5 Comments:
Obrigada por mais este detalhe no ponto Entrelac e na camisola lindíssima que fizeste! Fico contente de ler os teus posts, espero que agoras tenhas mais tempo disponível (tanto para estes trabalhos como para postar)! Um grande abraço,
Tany
Oi Celina,
Já estive a ver a "receita" da camisola na revista, há usn temspo atrás. Lembro-me que no principio achei um pouco confusa, mas que depois fui percebendo o esquema e achei que seria bem fácil de executar. Não me decidi a faze-la mas quem sabe não aplico o ponto em outro trabalho? Caso aconteça venho sem duvida ver com atenção todos os promenores que falas, para que não tenha duvidas.
Bjs
Mónica
Olá Celina!..navegando por tudo que é tricô...só hoje cheguei ao seu blog...parabéns...gostei muito, já está nos meus favoritos para linkar em meu blog.
Esse ponto fiz já á muitos anos, ainda solteira e bem jovem, num colete para o meu mano.
Passe pelo meu blog e dê sua opinião.
Bom fim de semana
Bjs
Fatima
Obrigada Celina! pela visita, e pelas palavras bonitas...fiquei muito contente e feliz...é muito bom ver a nossa familia virtual aumentando...adoro ter amigos.
Costumo dizer: nos meus amigos está a minha riqueza.
Tenha uma boa semana e volte sempre.
Beijinhos
Fatima
Olá! Adorei seu blog e gostei mais ainda de ter encontrado essa receita; eu só não entendi o que quer dizer "liga". Voc~e poderia me esclarecer, se possível? Meu e-mail é marciacbgg@oi.com.br
Muito obrigada, bjs.Marcia
Enviar um comentário
<< Home